Inter-regional reuniu mais de mil dançarinos no Parque do Chimarrão no fim de semana (Foto: Caco Vilanova/Folha do Mate)
Inter-regional reuniu mais de mil dançarinos no Parque do Chimarrão no fim de semana (Foto: Caco Vilanova/Folha do Mate)

A confirmação da terceira etapa da Inter-regional em Venâncio Aires, ano que vem, reacendeu o sonho de Venâncio Aires sediar o Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart), maior evento de arte amador da América Latina. Na abertura da 2ª Inter-regional, realizada no fim de semana passado, que contou com presença de autoridades locais e lideranças tradicionalistas da região e do estado, o assunto veio à tona nos pronunciamentos.

Além do prefeito Jarbas da Rosa colocar o Parque à disposição para uma das três etapas da Inter-regional em 2026, o deputado estadual Airton Artus disse apoiar a ideia de trazer também o Enart, caso a Prefeitura de Santa Cruz do Sul abra mão do evento. O parlamentar defendeu o movimento tradicionalista como principal manifestação cultural do Rio Grande do Sul, merecendo apoio do poder público.

Inclusive, foi responsável por aportar R$ 100 mil ao evento deste ano, através de emenda junto à Secretaria Estadual da Cultura, que se somaram aos R$ 150 mil alocados pelo Executivo Municipal de Venâncio Aires ao Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG).

Procurado pela reportagem após a solenidade, o presidente do MTG comentou sobre as manifestações. Alessandro Gradaschi elogiou a estrutura do Parque do Chimarrão, que, segundo ele, viabiliza a realização de mais uma Inter-regional. Por outro lado, atribui a vinda da final do Enart a uma decisão do Executivo de Santa Cruz do Sul.

“Sonho de Venâncio sediar o Enart”

O assunto do desejo da Capital do Chimarrão sediar o Encontro de Artes e Tradição Gaúcha Enart (Enart), foi levantando pela reportagem durante o programa Terra em Uma Hora, apresentado por Carlos Roberto de Oliveira, na sexta-feira, 26, na rádio Terra FM.

Uma comitiva da comissão organizadora da Inter-regional participou do programa e falou sobre a realização do evento em Venâncio Aires. Na ocasião, ainda não havia sido definido que Venâncio sediaria mais uma vez a Inter-regional. Instigada pela reportagem sobre a possibilidade de a 24ª Região Tradicionalista (RT) realizar o evento, a coordenadora da região, Luce Carmen Mayer, falou também de sonhos futuros.

Luce ressaltou o sonho de Venâncio Aires ser também o palco do Enart. “Poderíamos até fazer uma campanha para trazer o Enart para a Capital do Chimarrão. É um sonho de muitos. Já há várias administrações em que falamos sobre isso. A partir do momento em que a administração de Santa Cruz do Sul, disser que não tem mais interesse, Venâncio abraça”, destacou ao vivo na programação da Terra FM.

*Colaborou a repórter Júlia Brandenburg

Confira a entrevista completa:

Caco Villanova

Atua na cobertura geral do município, em publicações especiais e acompanha os principais acontecimentos na região.

Atua na cobertura geral do município, em publicações especiais e acompanha os principais acontecimentos na região.