A 15ª Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim) é projetada para ser um evento, sobretudo, comunitário, com participação ativa das comunidades locais. Prova disso é o evento marcado para a noite deste sábado, a partir das 20h, no ginásio Luizão, de Vila Santa Emília.

O jantar-baile, um evento típico das comunidades dos bairros e interior, marcará um momento especial para a história da festa: a apresentação dos festeiros que vão ajudar na divulgação da 15ª Fenachim, marcada para maio de 2019. Segundo a presidente-executiva da festa, Cleiva Giovanaz Heck, a comissão será formada por dois casais festeiros para cada distrito e mais cinco casais da cidade. À frente desta equipe estará o casal Marlei e Margarete Klock.
Na mesma noite ocorre a apresentação do traje típico do trio de soberanas, formado pela rainha Lavínia Wachholz Naue e princesas Thaíse Fagundes e Andressa Halmenschlager.
INGRESSOS
Os cartões para o jantar-baile seguem à venda com a comissão organizadora, ao preço de R$ 25 por pessoa. “O jantar contará com três tipos de carne servida na mesa e buffet de carreteiro e variedade em saladas”, informa o assessor das presidência, Sandro Kroth.
Durante o jantar, que começará a ser servido às 20h30min, a música será por conta do cantor venâncio-airense, Luís Antônio Klock. O baile será animado pela banda Embalo Legal. Para quem quiser participar apenas do baile, o ingresso custa R$ 10. Os ingressos podem ser adquiridos na Terra FM, salão de beleza Venícia, Rejane Calçados, Tornearia Klock e com todos os coordenadores da festa. Informações sobre ingressos podem ser obtidas pelos telefones 996423217, com Cleiva e 99536-7653 ou 3741-2113, com Sandro. Os cartões que dão direito ao jantar podem ser adquiridos até o meio-dia deste sábado.
Além da apresentação do grupo de festeiros e dos trajes, o evento terá a participação da Escola do Chimarrão e a tradicional dança da integração, a polonese
TRAJESOs trajes são assinados pela estilista venâncio-airense Luana Sehn e confeccionados pelo Atelier da Costura, de Aline Schmitt. “O traje típico carrega a representação da cultura do Rio Grande do Sul, por sua vez, através de traços estilizados homenageando uma tradição. Portanto, as inspirações partiram deste sentimento, honrar a cultura e tradição gaúcha assim como símbolos do nosso município”, antecipa a estilista Luana Sehn.
O traje típico será apresentado juntamente com a integração dos festeiros da Fenachim, tornando esse capítulo da história dessa edição ainda mais especial. Sendo assim, deixo o meu convite para que os venâncio-airenses prestigiem essa noite tão importante tanto para a festa, quanto para o município.” LAVÍNIA WACHHOLZ NAUE – Rainha da 15ª Fenachim