Ismael Allan de Mello, 16 anos, pode não ser de muitas palavras, mas o sorriso e o brilho nos olhos dão o recado: 2018 ficará marcado como um ano especial para ele. Depois de meses de acompanhamento intensivo, exames e tratamento para a insuficiência renal crônica, em 20 desetembro, ele passou por um transplante de rim que lhe garantiu vida nova.

“Este fim de ano vai ser diferente para nós. O transplante foi o nosso presente de Natal. Um presente para o Ismael, mas também para mim”, afirma o pai, Antonio Marcos de Mello, que completa 50 anos em 25 de dezembro.

Foto: Juliana Bencke / Folha do MateIsmael e o pai Antonio de Mello comemoram a cirurgia, realizada em setembro deste ano
Ismael e o pai Antonio de Mello comemoram a cirurgia, realizada em setembro deste ano

Ismael nasceu com parte dos rins comprometida e fez tratamento nos primeiros anos de vida. A princípio, levava uma vida normal. Em outubro de 2017, no entanto, dores e mal estar fizeram com que a família procurasse atendimento médico para o menino. “Ele fez exames e chamaram váriosmédicos para uma reunião para avaliar. Nos disseram que ele estava praticamente sem os rins”, lembra Mello.

A partir daí, a rotina de Ismael passou a incluir as sessões de hemodiálise, três vezes por semana. “Não podia jogar bola, correr e brincar. Era só de casa para a hemodiálise e da hemodiálise para a escola”, conta o estudante da Escola Estadual de Ensino Médio Monte das Tabocas.

Depois de um transplante ter sido cancelado pela falta de compatibilidade, o rim que garantiu mudança de vida para o menino risonho veio de Santa Catarina, há três meses, e chegou a tempo de garantir um fim de ano cheio de alegria. “A gente ficava torcendo para que ele pudesse fazer o transplante antes do Natal, para poder aproveitar no verão e ir para o balneário, como ele gosta. Que bom que deu certo”, conta o pai.

Apesar do carinho que mantém pelos profissionais da hemodiálise do Hospital São Sebastião Mártir (HSSM), Ismael não pensa duas vezes antes de afirmar que, depois do transplante, a vida está bem melhor. “Melhorou tudo”, resume.