TSE orienta partidos a antecipar informações

-

Esse é o mês de selar decisões para a política em todo o Brasil. Em junho, os partidos devem realizar as convenções partidárias, que vão definir os candidatos para disputar os cargos de prefeito, vice e vereador nas eleições de 7 de outubro, bem como acertar as coligações majoritárias e proporcionais.

O período de convenções iniciou no dia 10 e segue até 30 de junho. Em Venâncio Aires,  nenhuma sigla realizou o evento e a tendência é de que a maioria promova nos últimos dias do prazo. A prática é comum entre os partidos, que ganham mais tempo para bater o martelo naquilo que vem até então sendo costurado e articulado nos últimos meses. Até porque, mesmo com os anúncios de pré-candidaturas e alianças, tudo pode mudar na última hora e só a convenção legitima as candidaturas.

Embora todo o tempo seja precioso na contagem regressiva, a Justiça Eleitoral orienta os partidos a ficarem de olho no calendário para não perder o prazo para o registro dos candidatos, já que, neste momento, todas as atenções estão voltadas na formação de coligações e seleção de candidatos. Como alguns partidos têm escolhido o último dia do prazo permitido para a realização da convenção, o chefe do Cartório Eleitoral de Venâncio Aires, Eduardo Mosman, chama a atenção dos dirigentes partidários para que iniciem as anotações no Sistema de Registro de Candidaturas, o Candex, que é o sistema próprio para o registro dos candidatos, disponibilizado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Mosman observa que, quem deixar para trabalhar no sistema nos últimos dias, não irá conseguir registrar os seus candidatos, pois o 5 de julho é o último dia para esse registro e não haverá prorrogação. Observa que a opção de deixar para os últimos dias é de inteira responsabilidade dos partidos que assumem o risco de não vencer o prazo final para participar das próximas eleições municipais. “Estamos desde agora chamando a atenção dos dirigentes partidários para que iniciem imediatamente a inclusão de dados no Candex, pois é um trabalho que exige tempo e organização. Uma coligação numerosa vai exigir alguns dias de trabalho”, frisa.

O sistema está disponível para ser baixado no site do TSE juntamente com o manual de instruções. Além de um computador com as configurações necessárias, o partido deverá ter à disposição uma impressora e um scanner para a digitalização das fotos dos candidatos, das certidões criminais e da proposta de governo para o cargo de prefeito. Além disso, todos os partidos e candidatos deverão informar obrigatoriamente um número de fax para receber notificações da Justiça Eleitoral.

Segundo o chefe do Cartório, a entrega antecipada vai permitir ao partido ou coligação a possibilidade de eventuais correções. Se houver inconsistências ou irregularidades nos formulários, nos códigos de segurança ou na mídia (CD), o pedido não será aceito pelo sistema de registro. Mosman orienta que façam a impressão de rascunhos dos requerimentos DRAP (partido) e RRC (candidato), permitindo que se possa colher com antecedência os dados junto aos candidatos, partidos e coligações. Observa que não será aceita cópia da declaração de bens do Imposto de Renda, pois todos os bens dos candidatos deverão ser individualizados e digitados no sistema. Aos eleitores que queiram acompanhar todo o processo, Mosman informa que os dados dos candidatos, partidos e coligações, inclusive a declaração de bens, serão disponibilizadas na internet.

Confira na edição impressa de 16/06/2012, as datas e posicionamentos dos partidos para as convenções

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido