Ocorre nesta quarta-feira, 3, a partir das 9h, a primeira reunião setorial do Plano de Recuperação Pós-pandemia de Venâncio Aires, com foco no turismo. O encontro será on-line entre lideranças do setor e representantes da Prefeitura. De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Claudio Soares, a reunião virtual irá apresentar estratégias para alavancar o setor em curto, médio e longo prazo.
Em conversa com a reportagem na manhã desta terça-feira, 2, o gestor da pasta adiantou que entram na pauta do encontro o Plano Municipal do Turismo, que está em fase de finalização, além da importância de um selo para o segmento, questões relacionadas ao fortalecimento da rota turística e outros assuntos do setor.
Soares lembra que reforçar o potencial turístico de Venâncio Aires é uma demanda antiga, por isso, agora a ideia é colocar o turismo em destaque. “O turismo vem se mostrando um bom elemento de dinâmica e renda no meio rural”, pontua.
Segundo ele, muitos empreendimentos da área rural do município têm potenciais turísticos em suas propriedades. “Queremos fazer com que a roda gire”, complementa. Esse também é um dos motivos que, acompanhado de servidores da pasta, o secretário visitou propriedades ligadas ao turismo da Capital do Chimarrão, desde Linha Marmeleiro até Vila Mariante. “Mapeamos as iniciativas e ideias e conseguimos verificar que, mesmo em meio a tudo isso, eles estão progredindo dentro do socioeconômico”, salienta Soares.
“Temos que fazer o turismo acontecer agora.”
CLAUDIO SOARES – Secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo
Turismo durante a pandemia
Claudio Soares comenta que os proprietários da maioria dos pontos turísticos de Venâncio Aires está assustado com as grandes movimentações mesmo em meio ao isolamento social. “A gente tem mantido contato com os responsáveis pelos pontos turísticos e reforçamos sempre a importância de todos os cuidados que devem ser tomados”, lembra.
Próximos encontros
- Dia 10 de junho – Indústria
- Dia 17 de junho – Comércio
- Dia 24 de junho – Serviços
- Dia 1º de julho – Tecnologia e Inovação