
Em cerimônia realizada em Porto Alegre, no fim da tarde desta quinta-feira, 29, o governador Eduardo Leite assinou o termo de parceria para a recuperação e retomada do Trem dos Vales. O trecho de 18,5 quilômetros liga os municípios de Muçum e Vespasiano Corrêa, no Vale do Taquari, e sofreu fortes avarias na enchente histórica de maio de 2024. O investimento é de R$ 6,5 milhões. Segundo Leite, a expectativa é que o funcionamento seja retomado em seis a sete meses. O passeio tem duração de cerca de duas horas.
De acordo com o presidente da Associação dos Municípios de Turismo do Vale do Taquari (Amturvales), Rafael Fontana, o ato tem um forte simbolismo para o setor da região. “É importante para nós retomarmos esse passeio turístico. Até 2023, era um dos principais indutores do turismo do Vale do Taquari e da região como um todo, e do Estado também, já alcançando agências de São Paulo, Paraná, Santa Catarina”, relembra. Um segundo trecho, que liga a Guaporé, deve ser recuperado em outro momento.
Para o secretário estadual de Turismo, Ronaldo Santini, este investimento do Executivo Estadual demonstra que o governo vê, de fato, o turismo como uma das matrizes econômicas com maior potencial de crescimento no Rio Grande do Sul: “É muito importante que esse legado permaneça, que esse legado siga sendo trabalhado, não apenas com a entrega desta obra, mas na ampliação da chegada de turistas, na renovação permanente dos produtos, na ampliação do volume de pessoas que entram no nosso estado e que trazem novos recursos para a nossa economia.”