Figueira Centenária, em Linha Silva Tavares, é um dos principais pontos turísticos do município (Foto: AI Prefeitura)
Figueira Centenária, em Linha Silva Tavares, é um dos principais pontos turísticos do município (Foto: AI Prefeitura)

Venâncio Aires - Cafés coloniais, contato com a natureza e o ritual do chimarrão seguem conquistando visitantes e fortalecendo o turismo em Venâncio Aires. Somente em 2025, o município recebeu 117.482 turistas, número que consolida os 18 empreendimentos integrados à Rota do Chimarrão, que oferecem experiências ligadas à cultura, gastronomia, natureza e inovação. O cenário é considerado promissor e coloca o roteiro entre os principais diferenciais turísticos do município. O dado refere-se exclusivamente aos visitantes que realizaram registro nos livros e cadernos dos empreendimentos.

De acordo com levantamento da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, entre os fatores que contribuíram para o expressivo aumento do fluxo de visitantes estão a organização e comercialização dos roteiros por meio de agência receptiva, a participação em feiras e eventos de turismo em nível regional e estadual, além da divulgação realizada com apoio de influenciadores digitais. A diversidade gastronômica, a constante inovação dos empreendimentos e o fortalecimento da rede de hospedagens, que passa a integrar a experiência turística do município, têm atraído públicos de diferentes regiões.

Outros estados

Os dados apontam ainda a presença de turistas de diversos municípios do Rio Grande do Sul, de outros estados brasileiros — como Santa Catarina, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná e Amazonas — e até do exterior, com registros de visitantes da Alemanha, Portugal, Estados Unidos, Suíça e Espanha.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Marcos Hüttmann, esse movimento reflete uma estratégia mais ampla de posicionamento do município. “Venâncio Aires vem se consolidando como um destino de turismo de eventos, o que amplia nossa visibilidade no cenário estadual, nacional e até internacional. Tivemos, por exemplo, o Campeonato Sul-Americano de Patinação, com delegações de mais de oito países, além de eventos consolidados como a Fenachim, o Festival de Balonismo, o Festival Gastronômico e competições esportivas e tradicionalistas que movimentam a cidade ao longo do ano”, destaca.

Crescimento expressivo

Na comparação com 2024, ano que registrou cerca de 33.500 visitantes e foi impactado por fatores climáticos, o crescimento é expressivo: o número de turistas aumentou aproximadamente 251% em 2025, evidenciando a retomada e o fortalecimento do setor. Sobre o futuro, o secretário afirma que a Rota do Chimarrão segue em constante organização e qualificação. “Esse trabalho tem motivado novos empreendedores a enxergarem o turismo como uma atividade econômica viável e sustentável. Com investimentos estruturantes e a implantação de empreendimentos âncora, como o Complexo Ponto do Chimarrão, o município ganha ainda mais visibilidade e cria um ambiente favorável para novos investimentos”, pontua.

Atualmente, o turismo rural e de experiência já contribui diretamente para a geração de renda no interior. “Temos empreendedores que vivem exclusivamente da atividade turística. O aumento do fluxo de visitantes gera um efeito multiplicador que beneficia hotéis, pousadas, restaurantes, comércio e prestadores de serviços, fortalecendo a economia local”, acrescenta.

Para a coordenadora do Centro de Atendimento ao Turista (CAT), Silvani Frantz, as perspectivas seguem positivas. “Em 2026, projetamos um novo aumento no número de visitantes, impulsionado por novos atrativos e pela valorização de experiências gastronômicas, sustentabilidade, bem-estar e viagens curtas, que são algumas das principais tendências do turismo”, projeta.

Fonte: Assessoria de Imprensa Prefeitura