tradicionalismo venâncio aires
Apresentações artísticas marcaram o domingo (Foto: Juliana Bencke/Folha do Mate)

A programação da Semana Farroupilha de Venâncio Aires termina, nesta segunda-feira, 20. Por conta da previsão de chuva, a Festa Farroupilha dos CTGs Lenço Branco e Cavaleiros da Estrada, no Parque Municipal do Chimarrão, foi transferida. Ela irá ocorrer no próximo fim de semana, nos dias 25 e 26.

O restante da programação do feriado do Dia do Gaúcho está mantido, mas ocorrerá integralmente na sede do CTG Chaleira Preta e não mais no Parque. Às 10h, haverá missa crioula com batizado e após almoço com costelão. A cerimônia de encerramento da Semana Farroupilha, com extinção da Chama Crioula, foi antecipada para as 16h e ocorrerá, também, na sede do Chaleira Preta. Neste ano, por conta de protocolos estaduais de prevenção à Covid-19, não será realizado o tradicional desfile de 20 de setembro.

Ao longo do fim de semana, ocorreram diversas atividades no Parque do Chimarrão, incluindo apresentações artísticas, o primeiro Torneio Municipal de Vaca Mecânica e competição de vaca parada.

Declamação foi uma das modalidades (Foto: Juliana Bencke)

Para o secretário municipal de Cultura e Esportes, Émerson Eloi Henrique, a avaliação do evento é muito positiva, dentro do que foi possível realizar por conta da pandemia de coronavírus. “Não era a Semana Farroupilha que estávamos acostumados, mas que cumpriu muito bem dentro do que foi possível realizar. As escolas participaram ativamente e no fim de semana muitas famílias também estiveram no parque para prestigiar”, ressalta.

A programação é organizada pela Prefeitura de Venâncio Aires, Associação Tradicionalista de Venâncio Aires (ATVA) e a 24 Região Tradicionalista.

torneio vaca mecânica venâncio aires
Primeiro torneio municipal de motovaca ocorreu neste fim de semana, no Parque do Chimarrão (Foto: Juliana Bencke/Folha do Mate)
Juliana Bencke

Editora de Cadernos

Responsável por coordenar as publicações especiais, considera o jornalismo uma ferramenta de desenvolvimento da comunidade.

Responsável por coordenar as publicações especiais, considera o jornalismo uma ferramenta de desenvolvimento da comunidade.