A Campanha de Multivacinação que se iniciou em Venâncio Aires na última quarta-feira, teve o seu Dia D no sábado, 24. Criada com o propósito de deixar em dia o calendário de vacinação, a campanha tem como público-alvo pequenos menores de cinco anos, crianças e adolescentes de nove a 15 anos incompletos. Quem não está com as vacinas em dia tem até esta sexta-feira para ir a um posto de saúde local.

Em Venâncio Aires, até a tarde de segunda-feira, foram aplicadas 1.843 doses de vacinas tanto em adolescentes quanto crianças. De acordo com a enfermeira da Vigilância Epidemiológica e Imunizações de Venâncio, Carla Lili Müller, foram verificadas 1.065 carteiras de vacinação apenas referentes a crianças menores de cinco anos. Deste total, 490 crianças necessitaram colocar as vacinas em dia.

Conforme Carla, a procura pelas doses foi maior no sábado, quando ocorreu o Dia D, em função, até mesmo, de ser um dia mais acessível para os pais levarem os filhos. A busca, segundo ela, tem sido grande tanto pelas crianças como, também, adolescentes e são as doses de vacina contra a febre amarela que mais tiveram saída. Em segundo lugar, a vacina mais procurada foi a contra o HPV. Neste ano, de acordo com a profissional, não foi estipulado uma meta de vacinação, mas se espera uma grande participação das pessoas para que, assim, se evite cada vez mais doenças no município.

A Campanha da Multivacinação ocorre em todo o país. Em Venâncio Aires, são aplicadas nas crianças as vacinas pentavalente, pneumocócica 10-valente, meningocócica do tipo C, rotavírus, tríplice viral, hepatite A, febre amarela, BCG e vacina contra poliomelite – para crianças que estão em atraso e não receberam vacina de abril até agora – Nos adolescentes, são aplicadas vacinas antitetânica, contra hepatite b, febre amarela, tríplice viral e HPV – para as meninas de nove a 13 anos. Apenas tem direito às doses quem levar o calendário de vacinação, bem como, o cartão do Sistema único de Saúde (SUS).

HORáRIOOs postos de saúde de Venâncio Aires estão abertos das 7h30min às 11h e das 13h às 16h30min.