Venâncio-airenses que aguardam por cirurgias eletivas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) têm até a quinta-feira, 19, para procurarem a Secretaria Municipal de Saúde. O recadastramento, que ocorre há cerca de um mês, tem o objetivo de atualizar a fila de espera pelas operações consideradas não urgentes – desde cirurgias vasculares, gerais (de hérnia e vesícula) e traumatológicas até urológicas, ginecológicas e proctológicas. Até ontem, 380 pacientes já haviam se recadastrado. 

Na espera por uma cirurgia da vesícula desde 2016, Otinila Pereira, 78 anos, foi até a secretaria na tarde de ontem e obteve um comprovante de que está na fila pelo procedimento. “Com o recadastramento, todos os pacientes saem com um protocolo que garante que ele está na fila, o que não existia até então”, explica o secretário municipal de Saúde, Ramon Schwengber. 

Foto: Juliana Bencke / Folha do MateAssim como dona Otinila, todos os pacientes que se recadastram recebem protocolo confirmando a inclusão na fila de espera
Assim como dona Otinila, todos os pacientes que se recadastram recebem protocolo confirmando a inclusão na fila de espera

De acordo com ele, além de permitir que a secretaria tenha conhecimento da real demanda das cirurgias eletivas, o recadastramento permitirá mais transparência ao processo. A relação dos pacientes estará disponível no site da Prefeitura e poderá ser conferida, por meio do número do cartão do SUS. 

Schwengber lembra, ainda, que neste mês, iniciou-se o encaminhamento das cirurgias, em um novo processo, por meio do qual os pacientes já têm os exames pré-operatórios e uma consulta antes e outra depois da cirurgia, agendados pela secretaria de Saúde. “Todo o fluxo será controlado, para garantir que o paciente realmente realize a cirurgia.”

Desistências

Assim como pessoas que aguardam pelas cirurgias eletivas devem realizar o recadastramento, para permanecer na fila, quem desistiu de realizar a cirurgia pelo SUS deve informar à Secretaria Municipal de Saúde. Em ambos os casos, se o próprio paciente não puder comparecer, algum familiar pode informar os dados, desde que apresente cartão do SUS, documento de identificação e comprovante de residência atualizado. “É uma forma de oficializar a desistência e conseguir passar a cirurgia a outro paciente”, explica a atendente Sandra Inês Algayer.

O recadastramento das eletivas ocorre das 7h30min às 16h, no segundo andar da Secretaria Municipal de Saúde, na rua General Osório, esquina com a Tiradentes, e é voltado apenas a pacientes que já têm encaminhamento médico para a operação.

74 

cirurgias eletivas foram liberadas, pelo SUS, no mês passado. Entre elas, 25 são cirurgias gerais e 27 traumatológicas.

 

Juliana Bencke

Editora de Cadernos

Responsável por coordenar as publicações especiais, considera o jornalismo uma ferramenta de desenvolvimento da comunidade.

Responsável por coordenar as publicações especiais, considera o jornalismo uma ferramenta de desenvolvimento da comunidade.