
Venâncio Aires - Venâncio Aires, que historicamente tem na religiosidade como uma das marcas – especialmente em torno do padroeiro São Sebastião Mártir -, também vai se encantar com outra representação de fé durante o Festival do Balonismo. Isso porque no céu da Capital do Chimarrão subirá um balão de 36 metros de altura no formato de Nossa Senhora Aparecida, a padroeira do Brasil.
O balão pertence ao piloto paulista Amarildo Aparecido Tozzi, 63 anos, e tem uma história de fé, sim, mas também de saudade. Inicialmente, o balão foi idealizado por Tozzi e pelo filho, Rodolpho Amorim Tozzi, que faleceu em 2020, com apenas 33 anos. “Meu filho também era piloto de balão e era muito devoto da santa. Infelizmente faleceu em um acidente e, depois de toda essa tragédia em minha família, em memória dele resolvi completar nosso projeto. Graças a Deus, a santa é um sucesso total em todos os lugares que apresentamos ela”, comentou o piloto.
Segundo Tozzi, quando está no balão, é como estar ainda mais perto do filho. “Sinto a presença dele em tudo que faço. Nós éramos muito parceiros em tudo que fazíamos e agora, com este balão, a sensação que tenho é que ele sempre está presente comigo.”
Sobre estar em Venâncio com o balão de Nossa Senhora Aparecida, Amarildo Tozzi, diz que a expectativa é grande. “Além do meu desejo de voltar a voar aí, esse balão tem todo uma fé e religiosidade de parte da minha família. Acredito que vivemos um momento no mundo que precisamos muito de amor e nos apegar mais na nossa fé, para que nosso futuro seja melhor.”

Retorno
Amarildo Aparecido Tozzi destaca que voar em Venâncio Aires será um retorno. “Nos dois primeiros festivais que teve aí, fui convidado. Inclusive no primeiro festival, praticamente fui o piloto que fez todos os voos, por ser mais experiente devido às condições climáticas. E, no segundo também, e meu filho participou dessa edição. O Rodolpho deixou vários amigos em Venâncio Aires.”
Saiba mais
Amarildo Aparecido Tozzi conta que é envolvido com ‘tudo que voa’ desde 1990. “Sou piloto de avião e de balão, além paraquedista. Tenho mais de 6 mil saltos, faço também saltos duplos e comecei a pilotar balão quando fui fazer um salto de paraquedas do balão. O tempo estava fechado e não consegui saltar. Pedi pro piloto me deixar pilotar um pouco e daí pra frente nunca mais parei.”
Com tantos anos de experiência, o piloto relata que já voou em praticamente todos os estados brasileiros e esteve em mais de 40 países, entre eles Estados Unidos, México (para onde foi nos últimos dias), Portugal, Taiwan, Itália, Espanha e França.
A estreia do balão de Nossa Senhora Aparecida foi na 70ª Festa do Peão de Barretos, no interior de São Paulo, em agosto.