Trazer parte do que é produzido no interior de Venâncio Aires para os moradores da cidade faz parte da rotina do produtor de mudas de flores e hortaliças, José Inácio Scherer, 65 anos. Assim como outras pessoas do interior, o morador de Vila Palanque, se prepara uma vez ao mês, para expor os produtos da colônia, na feira do Sindicato Rural, na rua 1º de Março.

Depois de ter atuado por mais de 20 anos na área da contabilidade, Inácio abandonou os números para se dedicar ao trabalho direto na terra. Incentivado pela esposa, Marlene Lang Scherer, 64 anos, ele mudou de profissão para se dedicar às flores, ao construir um viveiro, que atualmente está localizado na Rota do Chimarrão.

Scherer é um dos feirantes mais antigos do Sindicato Rural. Quando começou a expor, o prédio ainda estava situado na rua Visconde do Rio Branco. “Na época, ficávamos instalados na calçada, embaixo de um gazebo, porque o espaço físico era muito pequeno para acomodar todos os feirantes”, relembra.

Para o produtor, além da mudança de local, nos últimos dez anos, a feira passou por uma grande evolução. “Depois da mudança de endereço, tivemos um espaço mais amplo e, com isso, aumentou o fluxo de pessoas e a diversificação de produtos”, salienta.

Com a demanda de clientes e a procura por produtos coloniais, outras feiras surgiram no município. “Formávamos um grupo de 23 feirantes e hoje, cerca de dez produtores permaneceram na feira do Sindicato Rural.” Ele também acredita que a crise financeira também foi responsável pela redução dos feirantes.

VÍNCULO DE AMIZADE

Há 18 anos no ramo, Scherer considera que a feira foi muito importante na evolução do seu empreendimento. “Com o passar dos anos, a gente cria fidelidade com o fornecedor e um vínculo com os clientes, isso faz o nosso trabalho valer a pena.”

Foto: Rosana Wessling / Folha do MateInácio participa da feira do produtor do Sindicato Rural há mais de dez anos
Inácio participa da feira do produtor do Sindicato Rural há mais de dez anos

***

Há uma década expondo seus produtos, o agricultor relembra fatos marcantes durante este período. “Às vezes, um cliente me encontra e me pede aquele pé de planta que eu vendi há alguns anos para ele, é até engraçado, faço de tudo para lembrar, mas não tem jeito”, diverte-se.

Scherer nunca fez cursos de especialização na área, mas a experiência com a terra foi o maior aprendizado. Ele sempre busca dar atenção aos clientes ao explicar quais os cuidados com a manutenção de cada planta. “As pessoas brincam comigo e me questionam porque sempre estou rodeado de mulheres, é que sou atencioso com todos”, considera. Muitos clientes aproveitam a feira para fazer encomendas de mudas. “Em cada feira há um fato curioso, alguns clientes gostam de uma determinada flor de um jardim e me passam o endereço para conseguir a mesma muda”, finaliza.

Foto: Ana Carolina Becker / Folha do MateMarlene e Inácio, junto do neto Luíz Felipe no viveiro da família, em Vila Palanque
Marlene e Inácio, junto do neto Luíz Felipe no viveiro da família, em Vila Palanque

Morador do bairro Santa Tecla, Silo Weber, 70 anos, visita a feira do produtor com frequência para comprar produtos coloniais. “Os alimentos vendidos aqui são naturais, não possuem agrotóxicos e isso é muito importante para a saúde”, salienta. Ele acrescenta que os alimentos são ‘fresquinhos’ e esta característica atrai os clientes. “Quando venho aqui costumo comprar linguiça e melado, produzido na colônia”, afirma.

Foto: Rosana Wessling / Folha do MateMorador do bairro Santa Tecla, Silo Weber frequenta a feira, em busca de produtos sem agrotóxicos
Morador do bairro Santa Tecla, Silo Weber frequenta a feira, em busca de produtos sem agrotóxicos

>> A Feira do Produtor ocorre na segunda semana do mês, na sexta-feira. A exposição dos produtos ocorre das 8h às 15h, na rua 1º de Março, sede do Sindicato Rural de Venâncio Aires.

Folhagens, flores da época e as suculentas são as mais procuradas. As flores de jardim decaíram um pouco, pois tem predominado o verde na ornamentação.”JOSÉ INÁCIO SCHERERViveirista

>> 10é o número de expositores que participam da Feira do Sindicato Rural, entre eles, viveiristas, artesãos e agricultores.