Um telefone celular para o Dudu

-

Nos tempos atuais, é difícil imaginar a vida sem a tecnologia e o uso dos smartphones para praticamente tudo: fazer contatos, estudar, escutar música e assistir vídeos, entre outras atividades. Mas, durante o Encontro Regional de Grêmios e Líderes Estudantis, promovido pela União dos Estudantes de Venâncio Aires (Uesva) e 6ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), em Santa Cruz do Sul, o público foi surpreendido quando um estudante levantou a mão após a pergunta “Quem aqui não tem celular?”

A dúvida era do deputado estadual Edivilson Brum (MDB), de Rio Pardo, que falava sobre a importância da tecnologia, mas também de dar valor às coisas simples, como a família. A surpresa foi a humildade e sinceridade do estudante da Escola Estadual de Ensino Fundamental Brígida do Nascimento, Eduardo Mateus Ferreira, 15 anos, ao assumir não ter um aparelho próprio em meio a mais de 800 pessoas. O deputado então prometeu dar um celular ao menino, o que aconteceu no dia 25 de agosto, quando combinou o encontro surpresa com o pai de Eduardo, Gilberto Manoel Ferreira, e foi até a escola.

O estudante do 9º ano da Brígida admite que, no momento, ficou sem reação e não quis acreditar que receberia um celular. “Levantei a mão sem nem pensar, mas não imaginava que ganharia um”, afirma. Segundo ele, a falta de um celular sempre dificultou os estudos, já que usava o aparelho do irmão mais velho ou dos pais para fazer as atividades da escola, como pesquisas e traduções de inglês.

A primeira coisa que Dudu fez, ao receber o celular, foi baixar o aplicativo Instagram, para manter contato com os colegas. Ele era o único da turma a não ter acesso a um celular. “Percebo que agora posso ter um melhor desempenho na escola. O que não sei, pesquiso no celular”, ressalta o jovem, que integra o grêmio estudantil da escola desde o início do ano. No futuro, Dudu quer seguir carreira como engenheiro, já que se dá bem na área de exatas.

Agora, com o celular, mesmo podendo ter acesso a qualquer momento, ele ressalta que se policia para não ficar ‘viciado’ e, em casa, também separa momentos para conversar com a família. “Cuido bastante com o que eu posto e para não usar demais, pois faz mal para a visão.” Ele agradece ao deputado por ter proporcionado esta conquista. “Eu pedia muito para meus pais, mas também entendia que não era possível comprar naquele momento. Vou usar muito o celular agora”, afirma o estudante, que mora no bairro Battisti.

“Me sinto mais independente. Antes eu dependia das pessoas para usar um celular, agora posso acessar a qualquer momento. Era algo que eu pedia muito para os meus pais.”
EDUARDO MATEUS FERREIRA
Estudante

Oportunidade

O deputado estadual Edivilson Brum ressalta que no ato da fala durante o evento se sensibilizou com o menino, que foi o único a levantar a mão em um auditório lotado, frente ao questionamento de quem não tinha um celular. “Minha fala era sobre o imediatismo do 5G, de querermos tudo logo, mas que é preciso trabalhar e lutar pelos sonhos, aos poucos, e na minha frente vi o Eduardo, que convidei para subir ao palco”, explica.

O representante da Assembleia Legislativa afirma que o fato chamou atenção, já que hoje em dia existem crianças menores que já possuem o aparelho, mesmo que não concorde com o acesso prematuro à tecnologia. “É uma questão de inclusão digital, já que todos os colegas do Eduardo já tinham celular. Levei o aparelho de forma discreta até ele e fiquei muito feliz em ver o brilho no olho dele”, salienta.

O pai de Eduardo, Gilberto, que trabalha em uma fundição, compartilha da felicidade e gratidão do filho. “Agradeço muito ao colégio, pois ele só estava no evento a partir da oportunidade da escola. E lá, na humildade e sinceridade que foi ensinado desde pequeno, disse não ter o aparelho. Não tinha conseguido ainda dar um a ele, e me preocupava em função das atividades da escola, que, para serem feitas, precisavam compartilhar outros celulares.” Gilberto destaca que o novo celular será muito bem aproveitado pelo filho no aprendizado, e ressalta que hoje em dia ter um smartphone não é luxo, mas necessidade. “Agradeci ao deputado, estamos felizes por acreditarem no futuro do Dudu.”

Aparelho foi entregue pessoalmente pelo deputado. (Foto: Divulgação/Escola Brígida)


Luana Schweikart

Luana Schweikart

Jornalista formada pela Unisc - Universidade de Santa Cruz do Sul. Repórter do Jornal Folha do Mate e da Rádio Terra FM

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido