Inaugurada em 2022, a Incubadora Tecnológica da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) campus Venâncio Aires (ITunisc-VA) encerrou, ao fim do ano passado, a primeira fase de desenvolvimento dos projetos incubados a partir do 1º Hackathon de Venâncio Aires, realizado também na Incubadora.
Segundo o coordenador do TecnoUnisc e da Incubadora Tecnológica, Alexandre Dal Molin Wissmann, o empreendimento BahTech passou pela trilha de validação e agora deve ser encaminhado para a trilha de estruturação. “Infelizmente, tivemos uma diluição na participação das equipes, o que é natural e normal, mas no final da trilha de validação tivemos uma empresa com a proposta validada, o que é um número muito bom, baseado em outros experiências que tivemos”, enfatiza Wissmann.
A ITUnisc é uma sala de coworking (colaborativo), onde as empresas em formação são atendidas e encaminhadas para o melhor desenvolvimento, sendo auxiliadas em momentos de decisão e próximos passos, para colocar projetos em prática.
O projeto BahTech é um sistema de gestão personalizado para micro e pequenas empresas e, agora, já tem uma pequena cartela de clientes. Deve começar, em fevereiro, a trilha de estruturação para, posteriormente, finalizar com a trilha de tração. “Fizemos, no início do ano, uma reunião com a equipe que finalizou a etapa, os convidando para que tenham motivação e continuem andando com o empreendimento, e tivemos uma sinalização positiva, mas deve ser realizada uma nova reunião para confirmar a participação na trilha, que deve iniciar em fevereiro, retomando as oficinas e consultorias também”, destaca.
No segundo semestre de 2022, foi realizada a trilha de validação para que todos os trabalhos que foram desenvolvidos no Hackathon fossem ampliados e as equipes tivessem a oportunidade de validarem as propostas. Foram nove encontros para pensar nos empreendimentos, com oficinas buscando a validação do negócio.