Uma tarde para celebrar a inclusão

-

Os sorrisos cheios de esperança de Marciélli Posselt e Matuzalén da Luz têm muito significado. Eles foram os oradores das duas turmas formadas através do curso de Auxiliar de Processamento de Tabaco para Pessoas com Deficiência (PCDs) em 2019. Um ciclo que se encerra com a formatura, realizada na tarde de terça-feira, 25, no auditório da Escola Estadual Cônego Albino Juchem, mas que abre diversas oportunidades nas vidas dos dois jovens e de mais 20 aprendizes.

Gratuita, a capacitação foi composta por atividades de preparação para o mercado de trabalho e por conteúdos sobre a cadeia produtiva do tabaco, setor de maior relevância socioeconômica na região. “O que alcançamos hoje é uma pequena parte do que podemos conseguir. Espero que seja o início de muitas conquistas”, disse Marciélli. “Vocês confiaram em nosso potencial, não medindo esforços para que o curso fosse concluído com sucesso”, reforçou Matuzalén, agradecendo ao Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), à Alliance One e à China Brasil Tabacos, promotores do curso. Os depoimentos emocionaram pais e funcionários das instituições, também presentes no evento.

Desenvolvida desde outubro do ano passado nas instalações do Centro de Formação Profissional Senai Frederico Closs, a iniciativa compreendeu 400 horas-aula, ministradas pela instrutora Fabiana Maurer. A profissional motivou seus alunos a continuarem adquirindo conhecimento. “Olhem sempre para o futuro, buscando crescimento profissional e pessoal. Tenham muito sucesso e continuem sendo motivo de orgulho para seus pais e familiares”, desejou.

Valorizando a conquista, o supervisor de Recursos Humanos da Alliance One, Angelo Reck, fez um pedido aos formandos. “Vocês venceram dificuldades, foram comprometidos com o projeto e tiveram iniciativa, mas não parem por aqui. Sei que vocês têm muitos sonhos. Continuem batalhando para alcançá-los e contem conosco para isso”. Reck também reforçou que as empresas possuem postos de trabalho à disposição dos aprendizes para a safra 2020.

Daniel Machado, gerente de Operações do Senai, parabenizou as turmas e valorizou o compromisso das organizações pela aprendizagem e pela inclusão social. “Além de ser um curso desenvolvido pela maior instituição de educação profissional da América Latina, esta iniciativa contou com o apoio de duas grandes empresas, que representam o maior segmento econômico de nossa região. Isso deve ser motivo de muito orgulho para vocês”, salientou.

Saiba mais
1 Durante o curso, todos os alunos tiveram suas carteiras de trabalho assinadas e receberam remuneração, auxílio transporte e demais benefícios.

2 A iniciativa faz parte das ações do Projeto Incluir, que tem o objetivo de promover a inserção social, a aprendizagem e a cooperação na Alliance One e na China Brasil Tabacos.

3 Em sete anos, mais de 120 pessoas já foram capacitadas através do curso em Venâncio Aires, que já tem inscrições abertas para a próxima edição, com início previsto para outubro.

4 Os interessados devem entrar em contato através do fone (51) 3793.1400.

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido