O esforço de moradores do bairro Santa Tecla resultou em uma série de melhorias na região onde residem. A comunidade, com o apoio da Prefeitura Municipal, transformou uma área verde em espaço de lazer na rua Guilherme Frederico Hübner. A iniciativa foi dos casais José Manoel e Ilse Santos e Emily e Daniel Bergmann, com o apoio da vizinhança, que formaram uma comissão de moradores.

Tudo começou há três anos, quando foi instalada uma capela com a imagem de Nossa Senhora do Sagrado Coração de Maria no terreno desabitado. “Eu e o Daniel tínhamos uma promessa a pagar, então nos juntamos para comprar a santa e a capela”, comenta Ilse. Segundo ela, depois uma outra moradora ajudou na construção de uma capela maior. Hoje, além da santa, outras imagens foram fixadas junto à capelinha, que tem sempre uma vela acesa. “A responsabilidade de manter sempre uma vela acesa é do José (marido de Ilse). Muita gente vem aqui visitar, essa santa é poderosa”, garante ela.

Foto: Cassiane Rodrigues / Folha do MateMoradores e Prefeitura comemoram melhorias no espaço de lazer
Moradores e Prefeitura comemoram melhorias no espaço de lazer

Há pouco mais de um ano, os vizinhos montaram uma estrutura para horta e espaço com composteira e coleta de óleo saturado. Emily explica que cada um trouxe um pouco e agora o espaço já conta com mais de 20 tipos de chás e temperos. “É muito bom ter as folhas fresquinhas aqui para pegarmos na hora de fazer a comida”, conta.

Com a composteira, o chorume é utilizado nos canteiros, onde são plantadas mudas de árvores frutíferas. “O resultado é muito bom, temos até um pé de melão que brotou aqui”. Além disso, os moradores têm um galão para coleta de óleo saturado. O material é doado para a Escola Benno Breunig, do bairro São Francisco Xavier, que faz a destinação correta.

TERMO DE ADOÇÃOA comunidade recebeu, em novembro do ano passado, o termo de adoção do espaço. A Prefeitura desmembrou o terreno e concedeu a autorização para que os moradores mantenham o local. No dia 9 de novembro foi realizado o ato de assinatura do documento pelo prefeito Giovane Wickert – tem a validade de 25 meses, podendo ser prorrogado.

A Prefeitura auxilia a comunidade por meio do projeto ‘Venâncio é minha, é de todos’, liderado pelo Gabinete da Primeira-Dama. Cristiane Wickert acompanha de perto o trabalho desenvolvido pelos moradores e faz o intermédio para conseguir os materiais necessários para as melhorias. “Conseguimos fazer com que fosse instalado um poste com iluminação pública nessa rua e seguimos auxiliando com materiais e mudas de plantas. Com todo mundo se ajudando, conseguimos muitas melhorias”, destaca. Cristiane diz que nos próximos dias a comunidade vai receber mudas de árvores já maiores para ter sombra na área.

PROGRESSO

1 Djalma Silva, servidor que atua nos projetos nos bairros, diz que a Prefeitura fez a doação de madeira nobre, que a comunidade utilizou para fazer uma mesa com bancos para o local. “Nos locais onde a comunidade está interessada em fazer melhorias, só temos progresso. De nada adianta fazermos as coisas se não tem quem preserve e valorize de perto”, afirma.

2 Os móveis foram feitos por Edson Lucas, marceneiro morador do bairro que faz o serviço de forma voluntária. “Até os pregos são reaproveitados de outras coisas”, ressalta.

3 Silva destaca que a equipe da Administração Municipal segue auxiliando a comunidade no que for preciso. “Não tenho como dizer que vamos colocar uma pracinha aqui, pois talvez os moradores prefiram uma academia. Esse trabalho é feito em conjunto com base nas necessidades dos moradores”, destaca.

Foto: Cassiane Rodrigues / Folha do MateEmily e José cuidam do espaço de chás e temperos
Emily e José cuidam do espaço de chás e temperos

ReconhecimentoO espaço foi batizado com o nome de ‘Vovô Bergmann’, uma homenagem a Wilmuth Bergmann, 92 anos, morador do bairro que possui recorde de 11 mandatos como vereador no município. A intenção era batizar o espaço com seu nome, mas devido à legislação permitir que sejam usados nomes próprios somente após o falecimento, os moradores usaram outra forma para a homenagem.

20é o número aproximado de plantas na horta comunitária do bairro Santa Tecla.