O atendimento básico de saúde em Venâncio Aires ganhará um reforço em 2016. Trabalha-se para que já no início do ano, possivelmente em janeiro, entre em operação uma Unidade Móvel de Saúde. O objetivo é aproximar e facilitar o acesso da população aos serviços de saúde, sobretudo aos moradores das localidades mais distantes da área urbana e das sedes distritais.
Conforme o secretário municipal da Saúde, Celso Artus, o serviço vai funcionar em um micro-ônibus equipado com consultório médico e gabinete odontológico, cujo orçamento é de cerca de R$ 300 mil. A licitação para a aquisição do veículo já se encontra aberta e a expectativa é que ele esteja em posse da Secretaria Municipal da Saúde até o fim do ano e os atendimentos da Unidade Móvel tenham início já no começo de 2016, possivelmente em janeiro.
Artus menciona que o Município já contou com esse tipo de serviço há anos atrás, como no período em que ele atuou como prefeito, entre 1997 e 2000. Mas o antigo ônibus onde era prestado o serviço acabou sendo leiloado há cerca de três anos em função do seu estado de deterioração. O veículo era do início da década de 70.
O secretário da Saúde menciona que a reativação do serviço considera a extensão territorial do município, de 773,241 km², que faz com que muitas famílias tenham dificuldade de acesso aos serviços de saúde mesmo os distritos contando com pelo menos um posto de saúde. “Por exemplo: no Centro de Vila Deodoro tem uma unidade básica, mas muitas localidades do distrito ficam distantes do local e a população acaba tendo dificuldade de obter atendimento. O que nós queremos é que essa Unidade Móvel de Saúde supra essa demanda.”
MUTIRãO PREVENTIVO
De acordo com Artus, planeja-se que a equipe de base da Unidade Móvel de Saúde seja composta por médico, dentista e enfermeira, oriundos da da própria rede de saúde. Também se projeta que nas idas às localidades haja o acompanhamento de outros serviços de saúde disponibilizados pela Secretaria, a exemplo do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) e do Centro de Atendimento a Doenças Infecto-contagiosas (Cadi). Os atendimentos estão previstos para serem realizados principalmente nas sextas-feiras e sábados.
Segundo Celso, a ideia é realizar uma espécie de mutirão de saúde nas comunidades, visando sobretudo a prevenção. “Nós, que estamos prestes a inaugurar mais uma Estratégia Saúde da Família (ESF) em Mariante, queremos reforçar o atendimento das nossas unidades básicas. O foco é principalmente o interior, mas se houver demanda na cidade, é evidente que a Unidade Móvel estará à disposição”, explica.