Unidade Móvel de Saúde vai atender localidades distantes

-

Foto: Arquivo / Folha do Mateônibus que funcionava como Unidade Móvel foi leiloado há cerca de três anos por estar em más condições de uso
ônibus que funcionava como Unidade Móvel foi leiloado há cerca de três anos por estar em más condições de uso

O atendimento básico de saúde em Venâncio Aires ganhará um reforço em 2016. Trabalha-se para que já no início do ano, possivelmente em janeiro, entre em operação uma Unidade Móvel de Saúde. O objetivo é aproximar e facilitar o acesso da população aos serviços de saúde, sobretudo aos moradores das localidades mais distantes da área urbana e das sedes distritais.

Conforme o secretário municipal da Saúde, Celso Artus, o serviço vai funcionar em um micro-ônibus equipado com consultório médico e gabinete odontológico, cujo orçamento é de cerca de R$ 300 mil. A licitação para a aquisição do veículo já se encontra aberta e a expectativa é que ele esteja em posse da Secretaria Municipal da Saúde até o fim do ano e os atendimentos da Unidade Móvel tenham início já no começo de 2016, possivelmente em janeiro.

Artus menciona que o Município já contou com esse tipo de serviço há anos atrás, como no período em que ele atuou como prefeito, entre 1997 e 2000. Mas o antigo ônibus onde era prestado o serviço acabou sendo leiloado há cerca de três anos em função do seu estado de deterioração. O veículo era do início da década de 70.

O secretário da Saúde menciona que a reativação do serviço considera a extensão territorial do município, de 773,241 km², que faz com que muitas famílias tenham dificuldade de acesso aos serviços de saúde mesmo os distritos contando com pelo menos um posto de saúde. “Por exemplo: no Centro de Vila Deodoro tem uma unidade básica, mas muitas localidades do distrito ficam distantes do local e a população acaba tendo dificuldade de obter atendimento. O que nós queremos é que essa Unidade Móvel de Saúde supra essa demanda.”

MUTIRãO PREVENTIVO

De acordo com Artus, planeja-se que a equipe de base da Unidade Móvel de Saúde seja composta por médico, dentista e enfermeira, oriundos da da própria rede de saúde. Também se projeta que nas idas às localidades haja o acompanhamento de outros serviços de saúde disponibilizados pela Secretaria, a exemplo do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) e do Centro de Atendimento a Doenças Infecto-contagiosas (Cadi). Os atendimentos estão previstos para serem realizados principalmente nas sextas-feiras e sábados.

Segundo Celso, a ideia é realizar uma espécie de mutirão de saúde nas comunidades, visando sobretudo a prevenção. “Nós, que estamos prestes a inaugurar mais uma Estratégia Saúde da Família (ESF) em Mariante, queremos reforçar o atendimento das nossas unidades básicas. O foco é principalmente o interior, mas se houver demanda na cidade, é evidente que a Unidade Móvel estará à disposição”, explica.

 

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido