A comitiva do Vale do Rio Pardo visitou nesta quarta-feira, 29, o Volcani Center, instituto de pesquisas agrícolas de Israel. O encontro também iniciou as conversações entre Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e a instituição.

A proposta da instituição santa-cruzense é de fomentar o intercâmbio de estudantes e professores que estão realizando doutorado na área agrícola. Conforme o Pró-Reitor de Extensão e Relações Comunitárias da Universidade de Santa Cruz do Sul, Angelo Hoff, o departamento de relações internacionais da instituição iniciou as conversações para andamento dos processos internos. “Queremos oportunizar novas opções de interçâmbio, buscando também a qualificação em outro país de alunos e professores, em especial na área agrícola.” 

Atualmente o Instituto Volcani mantém linhas de pesquisas para melhoramento genético de plantas, armazenamento de alimentos, durabilidade de flores e novos equipamentos para a colheita e processamento. No total, a instituição possui três campus, o principal deles em Tel Aviv. Todos realizam pesquisas de forma completa, pensando no conjunto de desenvolvimento agrário. “Recebemos o problema de agricultores ou do governo e trabalhamos para encontrar soluções ou efetuar melhorias. Da produção da semente até a criação de um equipamento para a colheita da nova planta,” explica Bennie Lew, pesquisador brasileiro que atua na instituição israelense há 15 anos.

Durante a passagem da comitiva do Vale do Rio Pardo também foram apresentados laboratórios e as linhas de pesquisas em desenvolvimento. Entre as propostas da missão organizada pelo Conselho Regional de Desenvolvimento (Corede) esta a busca por novas tecnologias para aplicar nas plantações regionais, além de buscar informações sobre alternativas para as lavouras do tabaco, como política de incentivo a diversificação.

[GALERIA_548]