Avaliação divulgada nesta semana pelo Ministério da Educação (MEC) coloca duas instituições de ensino superior da região entre as 15 melhores universidades do Rio Grande do Sul. No ranking geral, entre 22 universidades gaúchas, a Univates, com sede em Lajeado, ficou na 9ª posição. Já a Unisc, que tem o campus-sede em Santa Cruz do Sul, ocupa a 14ª posição.
Considerando, apenas, o ranking das particulares, a Universidade do Vale do Taquari é a quarta melhor segundo o Índice Geral de Cursos Avaliados (IGC) e a Universidade de Santa Cruz do Sul é a sétima. Os dados são relativos a 2017.
Na Univates o IGC manteve a nota 4, considerada excelente pelo MEC (numa escala de 1 a 5). Apenas 20% das instituições do país alcançam os índices máximos (notas 4 e 5). O indicador considera a qualidade dos cursos de graduação e pós-graduação, os resultados dos alunos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) e as instalações físicas da instituição. Já na Unisc, o índice, que é anual, subiu de 3 para 4.
Para o reitor, Ney José Lazzari, o resultado coroa as comemorações dos 50 anos de ensino superior no Vale do Taquari. “A comunidade acadêmica e toda a região podem se orgulhar de tudo o que foi construído, a tantas mãos, nesses anos”, destaca.

Lazzari enumera ainda a dedicação de nossos alunos, professores, técnico-administrativos, bolsistas e de toda a região “que acredita e investe na Univates. Estamos muito felizes”, enfatiza.
Pró-reitor de graduação da Unisc, Elenor Schneider observa que a classificação é ‘milimétrica’ entre uma instituição e outra, porém, considera fundamental a avaliação para monitorar o trabalho da instituição e projetar novas metas, visando ampliar a qualidade e oferta do conhecimento. “Estamos muito satisfeitos. O resultado nos deixou felizes e tranquilos. Este também é o resultado de várias medidas adotadas”, avalia. Schneider observa que a Unisc tem conceito institucional nota 5, que é a máxima do ensino superior, enquanto que o IGC é um indicador anual.
Segundo ele, o preparo constante dos alunos para a prova do Enade e a preocupação com a titulação dos professores, visando o maior número de doutores, são medidas que vêm sendo tratadas como prioridade pela Universidade. “Além disso, cada coordenação de curso recebe um relatório detalhado para análise e verificação do que podemos melhorar e verificar no que já estamos muito bem avaliados”, explica.
A Univates está entre as cinco melhores universidades privadas do Brasil no conceito de graduação e a segunda melhor do RS nesta categoria. Segundo a assessoria de imprensa da instituição, a Univates ficou entre as quatro melhores no conceito de Mestrado no estado.
UFRGS no topo do rankingA Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), segundo a avaliação do MEC, é a melhor universidade federal do Brasil. A instituição atingiu a maior nota entre as federais no Índice Geral de Cursos (IGC).
Em relação a todas as universidades brasileiras — federais, estaduais ou privadas —, a UFRGS é a segunda melhor do país, atrás da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em São Paulo, que obteve 4,38. A chamada elite do ensino superior brasileiro, com faixa 5 no IGC, é formada por apenas 34 instituições, o equivalente a 1,63%.
RANKING GAÚCHO
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) – 4,3113Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFSCPA) – 3,9651Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)- 3,8633Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) – 3,5719Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) – 3,5089Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) – 3,5050Universidade Federal de Rio Grande (Furg) – 3,4619Universidade La Salle (Unilasalle) – 3,3681Universidade do Vale do Taquari (Univates) – 3,2874Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) – 3,1909Universidade Feevale (Feevale) – 3,1538Fundação Universidade Federal do Pampa (Unipampa) – 3,1028Universidade Regional do Noroeste do Estado do RS (Uniijuí) – 3,0644Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) – 3,0555Universidade Franciscana (UFN) – 3,0122Universidade de Caxias do Sul (UCS) – 2,9095Universidade de Cruz Alta (Unicruz) – 2,8582Universidade Católica de Pelotas (UCPel) – 2,7994Universidade de Passo Fundo (UPF) – 2,7773Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) – 2,7263Universidade Reg. Int. do Alto Uruguai e das Missões (URI) – 2,7069Universade da Região da Campanha (Urcamp) – 2,2506