A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) vai passar a oferecer o serviço de ecografia para a população. O anúncio foi feito durante a sessão da Câmara de Vereadores de segunda-feira, 21, pelo líder do governo, o vereador Telmo Kist (PDT). Ele destacou que o novo procedimento se soma a uma gama de exames oferecidos e que fazem da UPA de Venâncio Aires referência no país.
Ainda não há data definida para que a população possa realizar o procedimento de imagem, mas o secretário de Saúde, Celso Artus acredita que dentro de 30 dias o serviço já estará disponível. O aparelho foi adquirido pelo hospital São Sebastião Mártir com recursos do Ministério da Saúde e pretende suprir uma demanda reprimida de 100 consultas por mês. De acordo com Artus, a demanda mensal por exames de ecografia em Venâncio Aires é de aproximadamente 150 a 180 solicitações. Porém, o serviço conseguia suprir somente 70 a 80 procedimentos ofertados através da rede pública de saúde. Esses procedimentos são realizados no hospital. Artus explica que este quadro preocupava a Administração e, por isso, se buscava uma alternativa para tentar suprir a demanda e reduzir a fila de espera. “Com a aquisição do novo aparelho, tentava-se disponibilizar o serviço no hospital, sem essa possibilidade, começamos a viabilizar a instalação do aparelho no espaço físico da UPA”. Segundo Artus, algumas questões ainda impedem o início imediato da prestação do serviço. Por exemplo, a Secretaria de Saúde, precisa iniciar a contratação, através de um processo simplificado, para credenciar um profissional habilitado para realizar os procedimentos. Além disso, é preciso buscar alguns aspectos legais que envolvem o seu funcionamento e irão determinar quais serão as prioridades de atendimento. “é essa burocracia que está travando o início da oferta dos exames”. Artus comenta que somente depois de acertar estes pontos o serviço começará a ser disponibilizado para a população.
EcografiaA ecografia é o principal serviço de imagem que o município possuía dificuldade para atender. Havia exames que estavam sendo agendados para os meses de dezembro e janeiro, demanda que vinha preocupando a Secretaria de Saúde. Outros procedimentos, como mamografia e raio-x conseguem atender a demanda já que não exige o acompanhamento de um médico durante todo o procedimento. “Normalmente esses outros serviços de imagem são feitos por profissionais de enfermagem e depois o radiologista realiza a interpretação”.
A ecografia é mais um serviço viabilizado através de investimentos da Prefeitura para diminuir a demanda necessária.Celso Artus, Secretário de Saúde
Oferta gratuitaAs 70 a 80 ecografias realizadas no hospital, por mês, são oferecidas pelo SUS. Com o novo aparelho o sistema público de saúde de Venâncio Aires irá oferecer aproximadamente 180 exames para a população.
A UPASegundo o coordenador da UPA, Rodrigo Silva, a unidade oferece consultas médicas, exames laboratoriais de urgência e emergência, raio-x, eletrocardiograma e, agora, vai garantir à população os serviços de ecografia.