Estimativa é que número de atendimentos no mês de maio na UPA gire em torno de 7 mil (Foto: Alvaro Pegoraro)
Estimativa é que número de atendimentos no mês de maio na UPA gire em torno de 7 mil (Foto: Alvaro Pegoraro)

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Venâncio Aires passará a contar, a partir desta quarta-feira, 1º de junho, com mais um consultório e nova equipe de médico, enfermeiro e técnico em Enfermagem para tentar melhorar o fluxo de atendimentos.

Segundo Guilherme Fürst Neto, diretor técnico do Hospital São Sebastião Mártir (HSSM), que é a instituição que administra a UPA, esses profissionais não significam um ‘extra’ para realizar ainda mais consultas, mas sim, dar conta do que já está excedido. “A UPA, com quase 50% a mais de atendimentos desde abril, está com essa deficiência, esse tempo de espera, o qual esperamos minimizar. Não se quer atrair ainda mais pacientes, mas sim suprir o que precisa com o atendimento adequado que todos merecem”, destacou o médico.

Esse aumento de quase 50% foi constatado ao comparar os meses de abril e maio de 2019 com 2022, ou seja, não se considera o auge da pandemia. Em abril de 2019, foram 4.457 consultas na UPA e em abril deste ano 6.558. Já em maio de 2019 houve 4.730 atendimentos e, no mesmo período de 2022, a estimativa é chegar a 7 mil até o fim do dia de hoje.

Ao analisar esses números, o superintendente administrativo da UPA, Rodrigo da Silva, também entende que o reforço de profissionais deve dar maior fluidez aos atendimentos. “Essa equipe será para ajudar no que já está represado, de uma demanda reprimida, para ajustar o fluxo de pacientes que requerem maior urgência”, explicou.

Definitivo

A ideia de oferecer um novo consultório dentro da UPA é porque a unidade tem mais espaço disponível (1,2 mil metros quadrados) em relação ao hospital, cujo Pronto Atendimento (PA) tem 480 metros quadrados. O espaço, bem como os novos profissionais, ficam em definitivo, ou seja, não se trata de uma medida temporária.

Os recursos para o salário dos novos contratados e a infraestrutura estão garantidos dentro dos R$ 8.502.460,32 que serão repassados pela Prefeitura ao hospital com o objetivo de reforçar a manutenção dos serviços da UPA. O repasse foi aprovado pela Câmara de Vereadores em abril.

“Com o quarto médico que já tinha nas segundas-feiras, e agora também de terça a sexta, com certeza a UPA aumentará sua capacidade para atender e melhorar os fluxos”, comentou o secretário de Saúde, Tiago Quintana.

Horário

Segundo Rodrigo da Silva, o horário desse quarto médico que passará a atender também de terça a sexta, será das 10h às 22h.