As 2.600 doses adicionais da vacina da gripe, que começaram a ser aplicadas na segunda-feira, 16, ainda não terminaram. A imunização continua nos postos de saúde, tendo como foco os grupos prioritários, compostos por adultos acima de 60 anos, gestantes e crianças com idade entre 6 meses e 2 anos.
A vacinação também é direcionada para doentes crônicos, como diabéticos, hipertensos, cardiopatas e pessoas com doenças respiratórias ou em hemodiálise, sem necessidade da apresentação de prescrição médica. Nesses casos, os interessados devem ir ao posto com receita médica que comprove o uso de medicação contínua.
A imunização está disponível nas unidades de saúde da cidade e do interior. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira. No período da manhã, entre 7h30min e 11h15min, e à tarde, das 13h às 16h45min.
A técnica em enfermagem que trabalha no Posto de Saúde Central Sônia Hochscheidt explica que a vacina contra a gripe é segura e protege contra os três vírus que mais circulam no Brasil, entre eles o da gripe A (H1N1). Ela destaca que as pessoas que já se vacinaram este ano não precisam procurar novamente o serviço de imunização e que as doses que estão sendo aplicadas agora são adicionais para a campanha que teve início no primeiro semestre.
Procura
Conforme Sônia, a maior procura pela vacina é por parte de doentes crônicos. A profissional relata ainda que em dois dias cerca de 350 pessoas foram vacinadas contra a gripe no Posto de Saúde Central.
Uma dessas pessoas foi Leonardo Wagner, de 14 anos. Acompanhado da mãe e da irmã mais nova, ele procurou o posto com a receita médica em mãos para garantir uma dose. Eduarda Luiza Silva, de 8 anos, também esteve no local com a família para ser imunizada. A mãe Lourdes Silva já tinha sido vacinada, então ontem foi a vez da pequena e do pai receberem a vacina.