Dois grupos considerados prioritários para a vacinação contra a gripe atingiram a meta de imunização em Venâncio Aires. O percentual de crianças vacinadas chegou a 81,44% na tarde de ontem (28), enquanto o índice atual de profissionais da saúde contemplados pela campanha no município é de 90,16%. Os dados são da coordenadora do setor de imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Patrícia Durante. Ela destaca que mais de 7,2 mil pessoas foram vacinadas, número que ultrapassa 60% do total esperado.
O objetivo do Governo Federal é tentar atingir a meta de vacinar 80% do público-alvo, composto por crianças com idade entre 6 meses e menos de 2 anos, gestantes, pessoas com mais de 60 anos, profissionais da área da saúde e indígenas. Para isso, a campanha prevista para terminar na sexta-feira, 25, foi prorrogada por uma semana, até o dia 1° de junho.
No município, a extensão do prazo foi marcada por um mutirão no Posto de Saúde Central, no sábado, 26, das 13h às 17h. Apesar da abertura do local em horário especial, poucas pessoas compareceram para se vacinar.
Entre os que aproveitaram o fim de semana e foram ao posto estão Cláudia Inês Hackenhaar e Charles Ribeiro. Eles levaram o filho, Bruno Ribeiro, para fazer a vacina. Como trabalham, o sábado foi uma excelente opção.
Tatiana Cristina Linke também não possui disponibilidade durante a semana e aprovou a iniciativa do local abrir em horário alternativo. Ela levou o filho Davi Carvalho, de 1 ano e meio, para ser vacinado.
Pessoas vacinadas em Venâncio
Crianças: 825 = 81,44%
Profissionais da saúde: 770 = 90,16%
Gestantes: 357 = 70,55%
Idosos: 5.274 = 56,06%