O Dia D de vacinação contra a poliomielite e o sarampo ficou abaixo da expectativa em Venâncio Aires. A chuva constante atrapalhou e houve pouco movimento nos postos Central e Gressler, onde as doses estavam disponíveis durante a manhã e a tarde do sábado, 1.
Segundo a coordenadora do setor de imunizações da Secretaria Municipal da Saúde, Carla Lili Müller, a meta de 95% ainda não foi atingida, no entanto os números estão próximos. “Foram menos de 100 crianças vacinadas no sábado, mas já chegamos a 94% de cobertura da pólio e 93% no sarampo.”
Ainda conforme a enfermeira, uma determinação da 13ª Coordenadoria Regional de Saúde prorrogou a campanha até o dia 14 de setembro. “Faltam cerca de 30 crianças para atingirmos a meta, mas vamos manter a campanha até o novo prazo”, explica Lili. A campanha é voltada para crianças entre um e cinco anos incompletos.
ADULTOS
Para adultos, as vacinas não fazem parte de uma campanha específica, mas é possível colocá-las em dia. É importante que pessoas até 29 anos tenham recebido duas doses da tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) e uma dose entre 30 e 49 anos.