Vai ter Copa em Venâncio Aires. Não jogos, obviamente, mas a população está muito ansiosa à espera do período de disputas do Mundial. A Capital Nacional do Chimarrão deve receber um ou outro estrangeiro, em virtude da proximidade com Porto Alegre, e os que vierem serão bem acolhidos.

Comércio e comunidade estão em clima de Copa do Mundo e contribuíram com os preparativos. As cores verde e amarelo podem ser vistas por toda a parte, bem como os desenhos alusivos ao maior evento esportivo do planeta. O tatu-bola ‘Fuleco’, mascote da Copa, está em muitas das vitrines e chama atenção dos consumidores.

Os comerciantes estão otimistas em relação às vendas e apostam em vitrines com roupas, acessórios e televisores. Roberto Rafael Morsch, proprietário de loja especializada em roupas, tênis e artigos esportivos, afirma que a procura por camisetas oficiais da Seleção aumentou com a proximidade do Mundial, especialmente por parte do público masculino.

Segundo ele, os artigos de passeio do time de Felipão também estão entre as peças mais procuradas. Com loja há aproximadamente 20 anos em Venâncio, Morsch destaca ainda que os produtos com símbolo do Brasil têm boa saída ao longo do ano para estrangeiros e estudantes intercambistas. Durante a Copa, revela, são os venâncio-airenses os maiores consumidores. “Quando a bola começa a rolar, a procura aumenta de forma considerável. Se o Brasil ganhar este Mundial, faltará produto”, entusiasma-se o empresário.

Um estabelecimento que comercializa televisores, móveis e eletrodomésticos vende, em média, seis televisões por semana em razão da realização do Mundial no país. O colaborador Felipe dos Santos destaca que a procura cresceu desde o início do mês. As TVs mais procuradas são as que contam com os conversores digitais, de 42 a 47 polegadas. “As vendas decolaram em virtude da Copa ser aqui no Brasil”, constata. Conforme Santos, algumas pessoas ainda aguardam o fim dos jogos para adquirir os televisores.

Atenção

A Prefeitura Municipal de Venâncio Aires confirmou ontem que não vai mais disponibilizar um telão no Largo do Chimarrão, no Centro, durante os jogos do Brasil na Copa. A possibilidade havia sido ventilada recentemente, mas em razão da necessidade de contenção de despesas anunciada pelo prefeito Airton Artus na semana passada, a instalação do equipamento foi cancelada.

Confira a reportagem completa no flip ou edição impressa de 11/06/2014.