
Os primeiros meses do ano prometem ser de intenso calor na região e, por isso, foi criado um novo projeto turístico em Venâncio Aires: a Rota do Chimarrão Verão. A atração será desenvolvida de janeiro a março com passeios envolvendo serra e o cerro do município. O projeto abrangerá o Cerro do Baú, Balneário Paraíso, Mirante de Vila Deodoro e Figueira Centenária. O roteiro especial leva a chancela da Associação de Turismo Rural Rota do Chimarrão (Aturrchim) e do Departamento Municipal de Turismo.
“São eventos abertos, de visitação espontânea. Ainda não temos passeios pré-agendados. Estamos tentando a parceria de um agente para operacionalizar estes passeios. Mas é mais uma opção para fomentar passeios de carro com a família ou amigos”, anuncia a responsável pelo Departamento de Turismo de Venâncio Aires, Angélica Diefenthaler. “Neste projeto temporário estão envolvidos os empreendimentos ligados à associação e que têm, de fato, afinidade com a temática do verão”, explica Angélica.
FINS DE SEMANA
“São passeios pensados para os fins de semana, quando haverá a estrutura de atendimento montada em todos os pontos de visitação, mas nada impede da visitação ocorrer também durante a semana”, informa ainda a coordenadora do departamento. Angélica lembra também que o Balneário Paraíso, por exemplo, funciona todos os dias nesse período. “Na região da Figueira Centenária, em Linha Silva Tavares, são muitas as cascatas que podem ser visitadas no passeio”, destaca.
INCENTIVO
A presidente da Aturrchim, Rejane Rüdiger Pastore, destaca que o projeto de verão é importante para incentivar o turismo rural por diferentes ângulos. “Percebemos que o venâncio-airense possui grande apreço pelo turismo rural. A criação desse projeto permite justamente a manutenção dessa perspectiva”, argumenta.
TERERÊ
O tererê é muito popular no centro-oeste do Brasil, além de Argentina, Uruguai e Paraguai (que possui um dia especifico para lembrar a importância da bebida e que é sempre comemorado no último sábado do mês de fevereiro). Contudo, aos poucos ganha força também em nossa região. As ervateiras locais reforçam seus produtos nessa área. A intenção é que durante os passeios da rota seja possível conhecer essa subdivisão das indústrias locais.
ATRATIVOS

Cerro do Baú: No espaço de 11 hectares em Vila Arlindo, o visitante pode passear por trilhas e ter uma visão de quase 360º da cidade de Venâncio Aires. A propriedade é particular, mas aberta à visitação. O proprietário Marcolino Coutinho também providenciou placas de orientações aos visitantes. Além disso, o local conta com pinturas rupestres, já catalogadas pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc).
Balneário Paraíso: A novidade desta temporada é um toboágua de 60 metros de pista. Agregado às cinco piscinas para adultos e crianças, em diversas profundidades, conta com monitores e guarda-vidas. Localizado em Linha Brasil, o parque possui ainda muita sombra, quiosque com mesas e cadeiras, playground com espaço para jogos infantis, área de jogos de futebol sete e vôlei e mesas de bilhar e ping-pong.
Mirante: Em junho deste ano completou um ano da inauguração do primeiro mirante de Venâncio Aires. O espaço está localizado em Vila Deodoro e foi batizado de Mirante Lauro Erdmann. De lá podem ser observados os morros, a intacta mata atlântica, o terceiro distrito e a cidade de Venâncio Aires. O lugar conta com bancos e um deck. A visitação do mirante é aberta ao público e não há cobrança de ingresso.
Figueira Centenária: Em Linha Silva Tavares, no distrito de Vila Deodoro, a moradora mais antiga é a grande atração da localidade: a Figueira Centenária. A idade correta não se sabe, contudo engenheiros florestais estimam que a árvore tenha 300 anos. São 25 metros de altura, 12 de circunferência e 500 metros quadrados de área total, que formam um dos mais belos pontos de visitação do interior da Capital Nacional do Chimarrão.