Desde ontem Venâncio Aires conta com uma nova facilidade no serviço de táxi. O DTÁXI passa a atender no município – por meio de aplicativo no celular e central de chamadas no 0800 – inicialmente, com oito carros cadastrados. A proposta chegou até a Capital do Chimarrão por meio do vice-presidente da Associação de Taxistas de Venâncio Aires, Adriano Pumpmacher, o Duda do Táxi, que começou as tratativas com uma equipe de Santa Cruz do Sul.
O serviço, por meio de aplicativo, foi implantado na cidade vizinha há um ano e meio. “Ficamos muito tempo conversando, conhecendo as exigências para prestar o serviço, até poder colocar em prática”, comenta.
A expectativa é de que mais taxistas passem a aderir ao serviço agora que ele está em funcionamento. Atualmente, 30 táxis estão com permissão para circular em dia junto à associação, sendo que o número total de cadastros é em torno de 80.

Pumpmacher destaca que a prestadora de serviço foi escolhida pela segurança que passa tanto para o passageiro quanto para o taxista. Para fazer parte do grupo os motoristas devem apresentar uma série de documentos exigidos pela legislação municipal, bem como, documento que comprove que o motorista não apresenta antecedentes criminais.
Em Santa Cruz do Sul, a marca DTÁXI pertence ao Rádio Táxi, entidade que presta serviço no município vizinho há 31 anos, sem fins lucrativos. Por lá, 114 carros circulam vinculados ao DTÁXI atualmente. Venâncio Aires é o primeiro município a receber a autorização para utilizar o serviço fora da matriz.
Presidente da DTÁXI, Jeferson Douglas Schultz afirma que ao fazer a chamada pelo aplicativo o passageiro já sabe o veículo que fará a corrida, bem como, informações de modelo, placa e nome do motorista. “Os dados ficam todos registrados, o que traz segurança tanto ao passageiro quanto a quem presta o serviço”, destaca.
A chamada do táxi por meio do 0800 em Venâncio Aires irá para a central de Santa Cruz do Sul que vai enviar o veículo mais próximo do local para fazer a corrida. “O forte do nosso trabalho é o atendimento humano levando segurança ao passageiro”, defende Schultz.
O diferencial do serviço é que os dados ficam disponíveis ao usuário do aplicativo, que fica com todo o registro do atendimento após o trajeto. “Se esquecer algum objeto no veículo, por exemplo, podemos identificar com facilidade para encontrar o prestador do serviço”, enfatiza.
“O grande valor que o serviço tem é o contato humano e suporte 24 horas. Uma pessoa que trabalha no turno da noite, por exemplo, pode ligar para a Central em qualquer horário que o veículo mais próximo será enviado para fazer o trajeto.”JEFERSON DOUGLAS SCHULTZPresidente da DTÁXI
Todo o trajeto que o passageiro fizer pelo aplicativo ou pelo 0800 ficará registrado. Os veículos são rastreados e ao final do atendimento pela plataforma digital o passageiro recebe, por e-mail, todas as informações relacionadas ao percurso que foi feito.
COMO FUNCIONA O APLICATIVO
1 O aplicativo está disponível na plataforma Android e IOS e pode ser baixado no Google Play ou APP Store.
2 Pelo aplicativo, o usuário pode solicitar o trajeto que precisa percorrer e já terá uma estimativa de preço da corrida.
3 Durante o trajeto do taxista até o local da chamada é possível acompanhar pelo mapa onde o carro se encontra.
4 O pagamento pode ser efetuado por cartão de crédito diretamente pelo celular.
5 Fica disponível ao usuário todo o registro das chamadas que foram feitas e os trajetos percorridos.
0800 006 0009é o número da Central para solicitar o serviço de táxi. A ligação é gratuita e pode ser feita por telefone fixo ou celular.