Venâncio-airense Matheus Fröhlich participa de pesquisa no Canadá

-

Para muitos estudantes universitários, estudar fora do país é um grande objetivo. Essa é uma vontade que, muitas vezes, exige a fluência em um segundo idioma, mas que é superado pelos desejos de alçar novos voos no ambiente acadêmico.

Recentemente, quem deixou o calor gaúcho para sentir temperaturas abaixo de zero foi o venâncio-airense Matheus Felten Fröhlich. Aos 29 anos, o doutorando em Estudos Estratégicos Internacionais, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), deixou o bairro Cidade Alta para viver em St. Catharines, em Ontário, no Canadá. Além de uma nova moradia, ele passou a frequentar uma nova universidade, a Brock University, onde tem atuado em uma pesquisa relacionada à participação política de imigrantes no Brasil, Argentina e Portugal.

Novas oportunidades

Matheus faz parte do Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão sobre Migrações da UFRGS (Nepemigra). Dessa forma, por meio do grupo, conseguiu, juntamente com outros colegas, estabelecer um contato com professor doutor Pascal Lupien, atual orientador do doutorando. Por essa conexão, Fröhlich foi um dos contemplados da bolsa do Programa para Líderes Emergentes nas Américas (ELAP), que é bancada pelo Ministério de Relações Exteriores do Canadá, cujo objetivo é ampliar o diálogo entre as universidades canadenses e países da América Latina e Caribe. Com ela, Matheus não possui custos com a viagem, acomodação e alimentação.

Além de ser um pesquisador visitante, o jovem recebeu um convite para participar de uma disciplina sobre ‘Políticas do mundo em desenvolvimento’, atuando como ministrante em alguns encontros.

Temperaturas negativas são típicas neste período do ano no Canadá.

A pesquisa

Segundo o venâncio-airense, a pesquisa, denominada ‘Migração sul-sul e participação política’, ainda está em fase inicial. No entanto, já está sendo criada uma base de dados de organizações de imigrantes e grupos de pesquisa nestes três países (Brasil, Argentina e Portugal), além de um mapeamento de iniciativas de orçamento participativo em âmbito municipal. Ele acrescenta que sua área de pesquisa e de atuação dentro do campo de relações internacionais sempre foi vinculada às migrações internacionais, com foco na recepção de instituições acerca do tema – instituições políticas e organizações internacionais.

Com isso, os estudos seguem alguns questionamentos, como aponta Matheus: qual é o grau de atuação possível de comunidades imigrantes dentro das sociedades que as acolhem? Quais são os mecanismos existentes de participação que estão disponíveis, ou que são almejados, por estas comunidades de imigrantes?
O venâncio-airense fica no Canadá até junho deste ano. Após, retornará ao Brasil e dará sequência aos estudos na UFRGS.

“Me sinto privilegiado, em um bom sentido, em poder participar desta pesquisa com fomento do governo canadense e poder contribuir com o campo de estudos no Brasil também.”
MATHEUS FELTEN FRÖLICH
Pesquisador visitante da Brock University, no Canadá

Experiências

A neve faz parte do dia a dia do venâncio-airense.

Esta não é a primeira vez que Matheus está no exterior. Ele cursou algumas disciplinas na Universidade de Halmstad, em Halmstad, na Suécia, durante a graduação, bem como, teve outras oportunidades de trabalho fora do Brasil.

Sobre a nova rotina no Canadá, o gaúcho aponta como curiosidades a grande quantidade de neve neste período do ano e o horário das refeições. “Os canadenses raramente almoçam. Existem poucas opções de almoço como estamos acostumados no Brasil e as refeições mais robustas são deixadas mais para o fim do dia”, acrescenta.

Para tudo, Matheus sempre teve o suporte necessário para suas decisões no âmbito profissional por parte dos pais, Carlos e Sidonia Fröhlich, e da irmã caçula, Fernanda Felten Fröhlich. Desde pequeno, ele recebe incentivo familiar para aprender novos idiomas, o que foi muito importante para o mercado de trabalho.

A família é uma grande incentivadora do pesquisador.

 

 

 

 

 

 

 

 

TRAJETÓRIA ESTUDANTIL

  • Matheus começou os estudos no Colégio Gaspar Silveira Martins, onde concluiu o Ensino Médio em 2009.
  • Após, ingressou na Universidade do Vale do Taquari (Univates), cuja graduação foi em Relações Internacionais, concluída em 2014.
  • Na sequência, seguiu para o mestrado em Ciências Sociais, na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), até o ano de 2018.
  • Em 2020, iniciou o doutorado em Estudos Estratégicos Internacionais, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), o qual está inserido no momento.

LEIA MAIS

notícias educação Folha do Mate

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido