Neste sábado, 4, a venâncio-airense Maria Eduarda Mattiê, 21 anos, representa o Rotaract Club e o distrito 4680 da entidade, na etapa semifinal do Concurso Nacional de Oratória, promovido pelo Rotaract Club Brasil. O evento ocorre no Paraná. No total, 10 competidores farão uma apresentação com o tema ‘Diversas vozes, um só Brasil’, e cinco garantem uma vaga na final, que ocorre no mesmo dia, durante a noite. Para esta etapa, a jovem se classificou no município, em seguida foi indicada pelo distrito, e em um concurso com outros 31 competidores de diferentes estados do Brasil, foi uma das classificadas.
Sobre a preparação, ela destaca que é um processo contínuo. “A preparação vem sendo constante, porque diariamente no meu trabalho e vida, a oratória está presente. Desde o meu primeiro concurso notei sua importância em todos aspectos da minha vida e comecei a estudar e me qualificar nessa área, vindo a ser top cinco no Concurso Nacional de Oratória do Interact e agora concorrendo ao Rotaract”, comenta. Além da competição, a venâncio-airense pondera que almeja que o discurso gere uma reflexão a quem estiver ouvindo. “Meu propósito não é a melhor pontuação, mas que minha oratória cative os ouvintes e os faça refletir. Adoro o Pequeno Príncipe, no momento em que ele cita que tu te torna eternamente responsável por aquilo que cativas. Quero cativar por meio do poder da oratória com propósito”, destaca.
“Minha expectativa vai além da classificação. Vejo o concurso como oportunidade de novos aprendizados e experiências, em que absorver, e, futuramente, compartilhar com minha comunidade a importância do voluntariado, da oratória e da busca pelo desenvolvimento de habilidades.”
MARIA EDUARDA MATTIÊ
Representante de Venâncio no Concurso de Oratória de Rotaract Club