Douglas Rodrigues Kist, 25 anos, reside na cidade do Porto, em Portugal há cinco anos. Foi por meio do Curso Superior de Tecnologia em Fotografia da Universidade do Vale do Taquari (Univates), que teve a oportunidade de estudar em terras lusas. O venâncio-airense também estudou por um período na Faculdade de Belas Artes do Porto, porém foi no Instituto Português de Fotografia do Porto que finalizou o Curso de Fotografia.
Para a conclusão do curso, Kist desenvolveu o projeto ‘The Drags of Porto’, com o objetivo de expor a arte Queer e apresentar pluralidade das Drag Queens e Drag Kings. “Destaco ainda a importância de trazer ao mundo a cultura Drag e informar aos jovens que todos podem ser uma Drag Queen, quebrar o tabu, mostrar que o Drag é uma arte e um trabalho digno como todos”, avalia.
Durante o projeto foram fotografados dez Drags Queens e uma Drag King. Kist ainda explica que as cores e figurinos nas fotografias representam a personalidade de cada Drags. Todas as fotografias estão publicadas em um livro com o mesmo nome do projeto e também na conta profissional do Instagram (@douglasfotografia).
A exposição das fotografias ocorre até o dia 4 de fevereiro, na cidade do Porto, em Portugal. Para Kist, a proporção que o projeto ganhou e a exposição das fotografias são um sonho realizado. “Nunca imaginei que o meu projeto conseguiria se destacar de tamanha forma e poder ver meu trabalho exposto em uma das maiores galerias da cidade do Porto, na Casa das Artes do Porto, é uma sensação que nem consigo descrever e um sonho a ser realizado”, afirma.
“Fotografar para mim é eternizar momentos para a vida toda, momentos únicos que não podemos mais voltar, a não ser por aquele registro único e eterno.”
DOUGLAS KIST
Fotógrafo