O venâncio-airense Gean Paulo Naue, 29 anos, lançará o segundo livro autoral. A obra, intitulada ‘Menores que o céu’, está com a pré-venda aberta e tem as crianças como protagonistas nos 11 contos que fazem parte da narrativa.
O livro, que começou a ser escrito em 2020, enquanto o escritor participava da Oficina de Criação Literária na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), contempla histórias que acompanham trechos da infância de meninos e meninas, na faixa dos 6 aos 12 anos, que se veem diante de situações complexas.
O autor comenta que essas crianças precisam lidar com perdas e ganhos que, mesmo na vida adulta, são difíceis. “Eu quis dar a entender que é a vida que, muitas vezes, força as crianças a deixarem de ser infantis e pede delas decisões muito maduras. O fio condutor dos contos são as atitudes das crianças. Mesmo vistas como inexperientes, elas têm os melhores entendimentos de tudo enquanto vivem em um mundo feito por adultos e para os adultos”, destaca.
O venâncio-airense toca em pautas como o bullying no período escolar, o racismo, a pedofilia, o machismo, o desenvolvimento da sexualidade, o abandono de menores e a descoberta de configurações de uma vida adulta. Ele salienta que esses assuntos precisam de espaço na literatura para criar mais empatia entre as pessoas. “Contudo, os leitores também encontrarão beleza nas narrativas. Como todas as histórias se passam em ambientes rurais, existem muitas imagens: o rio, a ponte abandonada, as árvores, as estradas de terra, a pequena escola, as lavouras e, é claro, os animais, vistos pela maioria dos adultos como tão menores quanto as próprias crianças”, detalha.
Naue reforça que, mesmo que as crianças sejam protagonistas das histórias, a obra não é voltada para o público infantil ou juvenil.
O processo de produção do livro se intensificou em 2022, quando a escrita foi finalizada, dando início a outros processos de editoração, como leituras críticas e revisões gramaticais. “Não há dúvidas que as crianças do ‘Menores que o céu’ poderiam ser eu, você e todas as crianças do mundo, ao mesmo tempo em que elas se apresentam únicas no livro”, conclui.
Lançamento
O livro será lançado pela Editora Urutau, de São Paulo. Mas, os leitores que desejam adquirir a obra, já podem realizar a compra pela pré-venda on-line, que segue disponível até a próxima sexta-feira, 10. A obra, no formato digital, custa R$ 30, enquanto a versão física é comercializada por R$ 52, com o frete incluso. A pré-venda ocorre no modo ‘financiamento coletivo’ pelo site https://benfeitoria.com/projeto/menores.
Outras obras do autor
• Participou com a publicação de contos nas antologias ‘E se?’, da editora Metamorfose, e ‘O resto é tempo’, da editora Taverna. Em 2019, publicou o primeiro livro autoral, de crônicas, denominado ‘Não tô preparado para viver’, também pela editora Metamorfose.