Venâncio Aires é o primeiro município do interior do estado a sediar um posto de coleta do programa Tampinha Legal. A iniciativa em parceria com a empresa America Tampas, localizada no Distrito Industrial, promete facilitar a entrega e comercialização do material, por parte das entidades cadastradas. Até então, para realizar a venda das tampinhas, era preciso levá-las até Porto Alegre.
Cerimônia na manhã desta quinta-feira, 22, marcou o lançamento do projeto. Um conteiner ficará na America Tampas para receber as tampinhas não apenas de instituições de Venâncio Aires, mas também de entidades de outros municípios da região. O material é adquirido pela Sulpel Soluções Ambientais, de Santa Cruz do Sul e retorna à indústria como matéria-prima para utensílios domésticos como escovas, vassouras e pazinhas de lixo.
O plástico melhorou a vida das pessoas, permitiu sermos mais rápidos e mais eficientes. Se pensarmos em baní-lo, pouca coisa restaria. Por isso, precisamos encontrar alternativas sustentáveis, promover a educação e a economia circular.”
GUSTAVO ALVAREZ
Presidente da America Tampas
Promovido pelo Instituto SustenPlást e mantido por empresas do setor como a America Tampas, o programa Tampinha Legal garante o repasse total dos recursos obtidos com a venda das tampinhas, para as entidades assistenciais. Em cerca de dois anos, já foram mais de R$ 200 mil distribuídos a instituições de todo o Rio Grande do Sul.