Venâncio Aires tem mais de 5 mil empresas ativas

-

Venâncio Aires tem 5.152 empresas ativas, conforme dados da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, de outubro de 2021. Metade delas – 2.582 – são Microempreendedores Individuais (MEIs). Entre as principais áreas de atuação de MEIs estão a prestação de serviços de construção civil, com profissionais como pedreiros e eletricistas, e o ramo de alimentação.

Entre janeiro e setembro de 2021, foram abertas 829 empresas e 352 tiveram baixa. Depois da indústria, que tem a maior participação na economia venâncio-airense, o setor comercial é o de maior destaque, responsável por 24,63% do Valor Adicionado Fiscal (VAF) de 2020. Já o setor de serviços representa 4,51%.

comércio venâncio aires
Depois da indústria, comércio é o setor que mais movimenta a economia de Venâncio (Foto: Alvaro Pegoraro/Folha do Mate)

Setores em destaque

• 49 panificadoras

• 128 confecções

• 114 serrarias e moveleiras

• 735 empresas de construção civil

• 31 agroindústrias familiares

• 181 empresas do ramo imobiliário

• 11 tabacaleiras

• 10 frigoríficos

• 2 ervateiras

• 89 outras indústrias

• 68 empresas de tecnologia da informação

• 2.437 serviços

• 1.837 comércios

• 450 empreendimentos de saúde humana

• 93 empreendimentos de educação

A relevância da indústria

O setor industrial é o de maior relevância na economia de Venâncio Aires e o que mais emprega. Em 2020, as indústrias foram responsáveis por R$ 1.544.365.256,89 do Valor Adicionado Fiscal (VAF), o equivalente a 57,8% do total.

Entre os segmentos de maior destaque estão o de beneficiamento do tabaco, seguido pelas empresas metalúrgicas e de refrigeração e os frigoríficos. O ramo da confecção também se sobressai, tendo como principal referência a Dass, proprietária da marca Fila e licenciada para trabalhar com a Umbro e outras das principais marcas esportivas do Brasil. Outros destaques são a produção de madeira, vidros, tampas plásticas, eletrodomésticos e erva-mate.

Tecnologia no setor metalmecânico

Segundo setor mais representativo na economia de Venâncio Aires – atrás, apenas, do ramo tabacaleiro – , o segmento metalmecânico tem inserido os conceitos de indústria 4.0 na rotina produtiva. Com foco no aumento da eficiência e da produtividade, as empresas investem em equipamentos de ponta, processos automatizados e sistemas de conectividade – a chamada internet das coisas.

A inovação tecnológica tem sido estratégia importante para otimizar a produção, desenvolver novos produtos e conquistar novos mercados. Empresas consolidadas no município e em constante expansão, Metalúrgica Venâncio, Venax e Refrimate se destacam no cenário da indústria 4.0, na produção de fogões, eletrodomésticos, expositores e equipamentos para área de gastronomia. As indústrias estão entre as dez maiores empresas de Venâncio Aires e com maior número de funcionários, tendo sido responsáveis por 6,57% do Valor Adicionado Fiscal (VAF) do Município em 2020.

Processos automatizados garantem mais eficiência e aumentam a produtividade (Foto: Alvaro Pegoraro/Folha do Mate)

Representação

As indústrias metalúrgicas representam 7,78% do VAF de 2020, o equivalente a quase R$ 196 milhões. Ao todo, são 188 empresas, que, ao longo das últimas décadas, tornaram o município um polo metalmecânico.



Alvaro Pegoraro

Alvaro Pegoraro

Atua na redação do jornal Folha do Mate desde 1990, sendo responsável pela editoria de polícia. Participa diariamente no programa Chimarrão com Notícias, com intervenções na área da segurança pública e trânsito.

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido