Está pré-agendada para o próximo dia 26 de abril, reunião-almoço ampliada que pretende unir em Venâncio Aires lideranças políticas e empresariais de municípios interessados em receber os trilhos da ferrovia Norte-Sul, projeto federal que está unindo o país através de uma única linha férrea. A organização do evento foi debatida nesta segunda-feira, 08, durante visita do deputado federal Sergio Moraes (PTB), ao prefeito Airton Artus.

Integrante da comissão que trata da ferrovia Norte-Sul na Câmara dos Deputados, Sergio Moraes alerta que o momento é preocupante. Segundo o parlamentar santa-cruzense, a empresa vencedora da licitação que estuda o melhor traçado em solo gaúcho deve indicar a região da serra e litoral para receber o trem, aproveitando linhas férreas já existentes na região. “Isso vai acontecer se não houver mobilização. Precisamos dizer não, mostrar que não queremos a simples reforma dos trilhos aqui enquanto todo o Brasil ganhou obras novas e modernas. Temos que lutar para que o trilho beneficie uma nova região produtora que até agora não foi contemplada”, ressaltou Sergio Moraes.

A reivindicação é que a ferrovia Norte-Sul siga um traçado pelo centro do Estado, contemplando novas regiões produtoras e exportadoras, como os vales do Taquari e Rio Pardo e região de Passo Fundo. Para isso, prefeitos, associações comerciais e industriais e demais lideranças políticas de municípios interessados devem se reunir em Venâncio Aires. Conforme o prefeito Airton Artus, que lidera uma comissão regional pró-ferrovia, a intenção é propor uma associação estadual ampliada para debater o assunto com o Governo Federal. “A ferrovia é o futuro do transporte de cargas. Todos sabem que nossas rodovias não suportam mais. Sabemos que não será fácil, já que o lobby das empresas automotivas e petrolíferas da região metropolitana também é forte. Mas precisamos acreditar na nossa força política e nos apresentar como opção”, ressalta Artus.

Venâncio Aires e Santa Cruz do Sul embarcam juntas, diariamente, 130 containers de produtos para exportação. Conforme estudos preliminares, o custo logístico de alguns produtos poderá cair até 25% com a alteração do transporte rodoviário para ferroviário.

Acompanharam o encontro com o deputado Sergio Moraes os vereadores Telmo Kist, Arnildo Câmara e Celso Krämer, o presidente do PTB local, Vilmar Bender, e o ex-deputado estadual, Elmar Schneider.

EMENDA PARLAMENTAR

Na oportunidade, Sergio Moraes falou ainda da uma emenda no valor de R$ 500 mil que empenhou para aquisição de uma patrola para contemplar Venâncio Aires. O prefeito Airton Artus confirmou o empenho e destacou que o equipamento está em fase de licitação e será utilizado pela Secretaria Municipal de Agricultura para contribuir no conserto de estradas do interior.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Venâncio Aires