A Administração Municipal de Venâncio Aires e a Defesa Civil direcionam esforços para contabilizar os prejuízos e auxiliar as vítimas da enchente que atingiu o município na noite do último sábado, 28. O local atingido com mais gravidade foi a parte baixa da cidade, nos bairros Morsch e União, onde a cheia do Arroio Castelhano fez com que a água inundasse as ruas e entrasse em casas e estabelecimentos comerciais. O bairro Battisti e localidades do interiro como as regiões serrana e de Vila Mariante completam a lista dos locais mais afetados.

O decreto de situação de emergência por conta das chuvas deve ser assinado pelo prefeito Airton Artus ainda na manhã desta segunda-feira, 30. Enquanto os números oficiais são apurados, a Secretaria Municipal de Habitação e Desenvolvimento Social realiza mobilização especial para as pessoas que sofreram prejuízos com a enchente. Só na manhã desta segunda-feira, a pasta cadastrou e atendeu 23 famílias com a distribuição de kits com material de limpeza e alimentos não perecíveis. As famílias também foram atendidas com materiais escolares, colchões, roupas, cobertores e roupas de cama.

SAIBA MAIS – Os dados preliminares da Defesa Civil indicam que cerca de três mil pessoas na cidade e no interior sofreram algum tipo de prejuízo por conta das chuvas. No entanto, somente danos de origem material foram registrados, sem registro de vítimas até o momento. Entre os locais mais afetados, estão a escola de ensino fundamental Odila Rosa Scherer e a escola de educação infantil Frederico Closs, ambas pertencentes à rede municipal de ensino. Ambos os educandários suspenderam as aulas nesta segunda-feira para reparar os prejuízos.

AJUDA – A busca por auxílio e realização de doações aos atingidos pode ser feita na própria Secretaria, na rua Visconde do Rio Branco. A comunidade também pode ofertar doações e buscar mais informações através do telefone 3983-1147.