Inter-regional volta a Venâncio Aires em 2026
Inter-regional volta a Venâncio Aires em 2026 (Foto: Caco Villanova)

A Capital Nacional do Chimarrão será representada por 11 artistas no Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart), que acontece em Santa Cruz do Sul, entre os dias 21 e 23 de novembro. Neste fim de semana, o município sediou a segunda etapa, de três, da Inter-regional, que é a fase classificatória. Venâncio Aires conquistou vagas nas categorias adultas da chula, solista vocal feminino, declamação masculina, danças gaúchas de salão e causo. Também foi confirmada a realização do evento em 2026. Segundo a coordenadora geral, Marina Mayer, será a terceira etapa classificatória, nos dias 10 e 11 de outubro.

Evento destacou a arte e a tradição gaúcha (Foto Caco Villanova)

Neste fim se semana, o destaque local ficou com o Grupo Folclórico (GF) Essência da Tradição, classificado em quatro modalidades: chula, declamação masculina, danças gaúchas de salão e causo (dois). O Centro de Tradição Gaúcha (CTG) Chaleira Preta vai ter três representantes também na declamação masculina e no causo (dois). Havia expectativa de o grupo se classificar nas danças tradicionais (força A), mas acabou ficando na última posição. O grande campeão foi o CTG Sentinela do Pago, de Marau.

O Chaleira Preta apresentou a história de Francisco Sanches Filho, ou Paco, era considerado bandido por uns e herói por outros. Filho de imigrantes espanhóis que viveu na Região da Serra, segundo Michele Lehmen, coordenadora artística do CTG, seria uma versão gaúcha de ‘Robin Hood’, personagem mítico britânico conhecido por distribuir aos pobres o que roubada dos ricos. O tema, explica, foi uma forma de renovar o espetáculo, já que, por muitos anos, apresentou a história de São Sebastião Mártir, padroeiro de Venâncio Aires.

Chaleira Preta contou história de Paco Sanchez (Foto: Caco Villanova)

Ainda tiveram artistas classificados, o Departamento de Tradição Gaúcha (DTG) Piazito da Tradição, dois na modalidade solista vocal feminino, e o CTG Erva Mate, na chula.

Marina avaliou positivamente o evento. Ela informou que, ao fim do espetáculo, a comissão avaliou pontos que precisam melhorar para a próxima edição. Segundo ela, a infraestrutura do Parque Municipal do Chimarrão valoriza todas as modalidades, em especial as individuais.

Classificados ao Enart


Chula
Lucas Gabriel Keller / CTG Erva Mate
Nicolas Endrigo da Rosa Aquino / GF Essência da Tradição

Solista vocal feminino
Marla Louriane de Oliveira / DTG Piazito da Tradição
Manuela Otarão Segatto / DTG Piazito da Tradição

Declamação masculina
Gabriel Ferreira / CTG Chaleira Preta
Edison Luís Azambuja Aquino / GF Essência da Tradição

Danças Gaúchas de Salão
Nicolas Endrigo da Rosa Aquino e Isadora Catarina Moraes / GF Essência da Tradição

Causo
Kelen Dewes / CTG Chaleira Preta
Tiago Zarth Lenz / CTG Chaleira Preta
Valentim Galarsa Silveira / GF Essência da Tradição
Gustavo Ariel Schuler /GF Essência da Tradição