Com 42 metros de altura e 38 metros de largura, o balão do Cristo Redentor encantou o público do 5º Festival de Balonismo de Venâncio Aires durante o show Night Glow, na sexta-feira, 22. Na tarde de sábado, 23, apesar da expectativa, ele não pôde ser inflado por conta da velocidade do vento. “Não é possível inflá-lo com vento forte, pois ele tem a altura de um prédio. O vento que aqui embaixo é fraco, em cima tem uma intensidade muito maior”, explica o piloto Renato Mathies Gonçalves, 46 anos, de Boituva, São Paulo.
Venâncio Aires é o segundo município gaúcho e o terceiro do país a receber o balão em formato de Cristo. “Em um ano tão difícil, quando o Rio Grande do Sul passou por tanto sofrimento, trazer este balão para o Festival foi uma forma de oferecer um pequeno alento”, destaca Renato, que foi convidado pelo venâncio-airense Sérgio Jung a participar do Festival.
Renato Gonçalves é o piloto oficial do balão do Cristo, que pertence a dois sócios-proprietários. Instrutor credenciado pela Federação de Balonismo e com mais de 5,5 mil horas de voo, ele já formou 96 pilotos de balonismo, incluindo o venâncio-airense Sérgio Jung.
Fabricado em 2017, o balão do Cristo voou pela primeira vez em um evento nas Filipinas. Participou também de festivais em Taiwan, na Holanda, na Bélgica, nos Estados Unidos, no México e na Alemanha. No Brasil, esteve em Torres (RS), em 2019, e em Boituva (SP).
Sobre o Festival de Balonismo
Além do espetáculo dos balões, a programação do Festival de Balonismo de Venâncio Aires conta com diversas atrações culturais, shows musicais e gastronomia diversificada, além de feira comercial, de artesanato e agroindústrias. O evento segue até domingo, 24, no Parque Municipal do Chimarrão, com entrada gratuita.
O 5º Festival de Balonismo é uma realização do jornal Folha do Mate, Rádio Terra FM e Prefeitura de Venâncio Aires. Tem como apoiadores a Jung Balonismo e a Federação Gaúcha de Balonismo (FGB).