Proprietário da Casa Paulina, Lauri Meurer, mostrou itens antigos e históricos expostos no local para Santini (Fotos: Júnior Posselt/Folha do Mate)
Proprietário da Casa Paulina, Lauri Meurer, mostrou itens antigos e históricos expostos no local para Santini (Fotos: Júnior Posselt/Folha do Mate)

O setor turístico de Venâncio Aires esteve em evidencia nesta quarta-feira, 1º, com a visita do secretário de Turismo do Rio Grande do Sul, Ronaldo Santini. A programação buscou trazer novos olhares para os atrativos da Capital do Chimarrão e incentivar projetos e iniciativas que já são realizadas. A articulação foi do vereador Alberto Sausen (Podemos).

A agenda iniciou com visitação na região serrana. Santini, junto com vereadores e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Marcos Hüttmann, esteve na Figueira Centenária, em Linha Silva Tavares, árvore com cerca de 500 anos e que é uma das forças do turismo local. Após, ocorreu almoço na Casa Paulina, residência que fica em propriedade adquirida em 1925 pela família de Lauri Meurer, proprietário do espaço, junto com a esposa Rosi Hamester. No local, participaram da agenda o prefeito Jarbas da Rosa, demais secretários, vereadores e convidados. No almoço, a tradicional galinhada, muito presente na identidade cultural local.

O secretário estadual enalteceu o trabalho já realizado na área no município e falou do potencial de Venâncio para o turismo. “A Figueira Centenária tem uma paisagem incrível e é um dos locais mais bonitos que já visitei no Rio Grande do Sul. Posso afirmar que Venâncio é um destino altamente preparado para receber turistas, com uma série de pontos já concretizadas. É o momento de trabalharmos juntos e fortificarmos ainda mais”, destacou.

Entre os pontos importantes anunciados, está uma parceria fechada entre a secretaria com o Sindicato dos Servidores Públicos Federais. Com isso, Venâncio Aires será um dos pontos indicados para a organização, como sugestão de ponto turístico no estado. Ronaldo Santini também reforçou o olhar para o futuro. “Todos os empreendedores pedem estradas e outros investimentos. Mas quero lembrar que os cânions de Cambará do Sul não têm estrada asfaltada. Mesmo assim, não pararam no tempo e são um dos destinos que mais recebem visitantes. O foco deve ser o produto. A estrada vem depois, como um complemento”, destacou.

Para o vereador Alberto Sausen, a agenda representou um ganho importante para a comunidade local. “Um dos únicos secretários estaduais que subiu a região serrana. Me disse que nunca imaginava encontrar uma árvore histórica como a Figueira Centenária no nosso interior, e já sinalizou algum tipo de investimento para a área, junto com o Município”, explicou o parlamentar.

Com isso, o meio turístico local aguarda com expectativa a possibilidade de investimentos pelo Estado, como nos acessos, sinalização e incentivo para fomentar os empreendedores.

Secretários, vereadores, representantes do turismo local e demais convidados participaram da programação

Parceria

Ainda durante a agenda, o secretário estadual recebeu uma cuia personalizada de Venâncio Aires do prefeito Jarbas da Rosa. O secretário Marcos Hüttmann também aproveitou o momento para buscar apoio da Secretaria de Turismo para a 18ª Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim) – 40 anos, que ocorre em 2025.

“Já estive muitas vezes em Venâncio Aires, mas nunca imaginei a beleza turística que tinha por aqui. O que mais me surpreendeu foi a originalidade, com empreendimentos mantendo a sua história e essência. E isso precisa ser divulgado para além da Rota do Chimarrão.”
RONALDO SANTINI
Secretário estadual de Turismo

Júnior Posselt

Acompanha de perto o dia a dia da comunidade, com olhar atento ao interior e à educação.

Acompanha de perto o dia a dia da comunidade, com olhar atento ao interior e à educação.