Foto: Roni Müller / Folha do MatePrincipal queixa dos moradores da Cândido de Moura e ruas próximas, é o excesso de poeira
Principal queixa dos moradores da Cândido de Moura e ruas próximas, é o excesso de poeira

A Administração Municipal de Venâncio Aires aderiu ao Programa Avançar Cidades – Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades. O Município poderá financiar até R$ 20 milhões e pretende investir o valor, integralmente, em pavimentações. Isso representa asfaltar mais de 50 quadras em diversos bairros.

Para cessar o recurso federal é preciso apresentar um projeto técnico bastante detalhado. Precisa constar, inclusive, análise de solo das vias. Para tanto, será contrata uma empresa – via licitação – para elaborar o documento a ser apresentado em Brasília. A coordenação dos trabalhos, no entanto, está a cargo da secretária municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão, Jalila Sthal Böhm Heinemann.

Foto: Roni Müller / Folha do Mate Elcido e Ivone contam que há anos os moradores solicitam melhorias nas ruas Cândido de Moura, Major Hermes Pereira, 15 de Novembro e Helena Kunz
Elcido e Ivone contam que há anos os moradores solicitam melhorias nas ruas Cândido de Moura, Major Hermes Pereira, 15 de Novembro e Helena Kunz

Uma das ruas que deve receber o investimento federal é a Cândido de Moura, no bairro Aviação. O casal de aposentados Elcido Eggers, 70 anos, e Ivone Eggers, 67, residente naquela via há 26 anos. Com o crescimento do bairro, segundo eles, a poeira é constante e intensa. “Por ser a pavimentação uma antiga reivindicação dos moradores daquela rua, queremos asfaltar e não pelo programa do Calçamento Comunitário que contemplaria a via com bloquetos”, informa Jalila.

Investimentos em mobilidade

O programa Avançar Cidades – Mobilidade Urbana promove o financiamento, por meio do uso de recursos do FGTS, a iniciativas que têm objetivo de melhorar a qualidade da circulação de pessoas nos municípios. Os recursos são captados via empréstimo pelo Programa Pró-Transporte, com contrapartida de pelo menos 5% do valor do investimento e taxa de juros de 6% ao ano. Não há prazo limite para a inscrição de propostas. Alguns dos itens que podem compor as propostas enviadas são calçadas acessíveis, faixa exclusiva para ônibus, pavimentação, drenagem, iluminação e ciclofaixas.

Ruas catalogadas

Estudo realizado pela Prefeitura identificou todas as ruas com e sem pavimentação. O deficit atual das vias sem pavimentação é superior a 76 quilômetros. Os bairros com maior número de ruas com chão batido são Batisti, Bela Vista, Vila Rica, Canto do Cedro e Scienza. Já a soma de todas as vias pavimentadas representa mais 159 quilômetros. Foram levados em consideração rodovias estaduais, vias asfaltas ou com paralepido/boquetos.