Venâncio receberá barco e aguarda central meteorológica do Comitê Pró-clima

Doações da JTI e do Sicredi garantem recursos para repasse de barco e, possivelmente, central meteorológica para a Capital do Chimarrão

Recentemente, os seis projetos elaborados pela equipe técnica do Comitê Pró-Clima, criado pelo Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale), para adaptação, resiliência e recuperação em eventos climáticos severos foram cadastrados no Plano Rio Grande.

Venâncio Aires está entre os municípios beneficiados, assim como Passo do Sobrado e Vale Verde.

Para a Capital do Chimarrão, o presidente do Cisvale, Gilson Becker, explica que no projeto estão inclusas ações que vão desde o desassoreamento, recuperação da microbacia do Arroio Castelhano, equipamentos para a Defesa Civil, centrais meteorológicas e sensores de níveis.

Recursos para barco e central

Os projetos estão cadastrados no Plano Rio Grande, com todas propostas pré-selecionadas, que totalizam R$ 79 milhões em recursos. “Recentemente recebemos doações da JTI [R$ 645,8 mil] e Sicredi [seis estações] e, neste momento, o Cisvale elabora termo de referência para aquisição de sete barcos rígidos. Um deles será destinado para Venâncio Aires, com recursos da doação da JTI”, comenta o presidente.

Gilson Becker explica como está o andamento dos projetos do Pró-Clima (Foto: Bruno Pedry/Nascimento MKT)

Um barco rígido, ou barco de casco rígido (RHIB), é uma embarcação que possui um casco rígido, geralmente feito de fibra de vidro ou alumínio, combinado com tubos infláveis.

Já as centrais meteorológicas foram doadas pelo Sicredi e seguem critérios de instalação – quanto a locais e municípios – adotados pela Defesa Civil, ainda não definidos.