O calor ‘insuportável’ que os venâncio-airenses sentiram nesta quarta-feira, 2 de janeiro, não foi à toa. No primeiro dia útil de 2019,Venâncio Aires registrou a temperatura mais alta do Rio Grande do Sul, segundo a Metsul Meteorologia. Segundo a divulgação, pelo Twitter, Venâncio Aires atingiu o pico de 41,2 ºC, temperatura mais alta do que em Porto Alegre, que foi a capital brasileira mais quente, hoje. Confira, na imagem abaixo, as cidades onde fez mais calor.
Conforme as previsões do Núcleo de Informações Hidrometeorológicas (NIH) da Univates, uma frente fria avança sobre o território gaúcho ao longo desta quinta-feira a e provoca o aumento da nebulosidade e pancadas de chuva – estão previstos 20mm. Há possibilidade de pancadas fortes em alguns momentos e temporais localizados. As temperaturas permanecem elevadas e a sensação será de abafamento. A mínima será de 23ºC com a máxima chegando aos 34ºC.Sexta-feira, segundo o NIH, a frente fria continua atuando sobre o estado e confere um dia com muitas nuvens e condições para chuva a qualquer momento, com o volume previsto de 10mm. Com o tempo fechado, as temperaturas não se elevam tanto e ficam mais agradáveis. A mínima prevista é de 21ºC com a máxima podendo chegar aos 27ºC.
Na tarde desta quarta-feira, o Instituto Nacional de Meteorologia emitiu alerta laranja para o Rio Grande do Sul e Santa Catarina. De acordo com o órgão, temporais podem ocorrer ao longo desta quinta. Chuva com 60 mm/h ou até 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 Km/h), e queda de granizo podem ser registrados em diferentes regiões dos dois estados.
