A 13ª Coordenadoria Regional de Saúde confirmou hoje dois novos registros de meningite em Venâncio Aires. Com isso, já são três casos da doença neste ano no município. Os últimos são do tipo pneumocócica, sendo que um deles resultou em óbito no último sábado e o outro paciente já teve alta, hoje, do Hospital São Sebastião Mártir (HSSM).
De acordo com a coordenadora do Centro de Atendimento a Doenças Infecciosas (Cadi), Solange Sehn, o caso que resultou em óbito era de um homem de 29 anos, que sofreu um acidente e desenvolveu a doença. “Era um caso com muitas complicações.” Já o primeiro caso registrado no município, ela diz que foi de meningocócica e ocorreu em abril, mas a confirmação veio somente em julho. A criança ficou internada mais de um mês em Porto Alegre.
Sobre os casos mais recentes, Solange salienta que a meningite pneumocócica é um tipo menos grave que a meningocócica, não sendo contagiosa e não havendo motivos para a população se preocupar.
O secretário municipal da Saúde, Celso Artus também diz que o número de casos está dentro da normalidade considerado os registros dos últimos anos. Por enquanto, explica que não está prevista a adoção de nenhuma medida além do acompanhamento dos casos da doença na região.
REGIãO
Na região, a primeira morte foi registrada na sexta-feira, na cidade vizinha de Santa Cruz do Sul. A vítima foi uma mulher de 26 anos que estava internada em estado grave no Hospital Ana Nery com meningite pneumocócica.
Conforme a enfermeira epidemiológica da 13ª Coordenadoria Regional de Saúde, Beanir Lara, somente em 2015 foram diagnosticados: sete casos de meningite pneumocócica, quatro de meningite viral, dois de criptocócica, dois de tuberculosa, um de meningocócica e dois não especificados.