Venâncio representado no Salão do Móvel de Milão

-

Entre os dias 16 a 21 de abril, Milão, na Itália, foi a capital do design imobiliário do mundo, com a realização da 62ª edição do Salão do Móvel de Milão (iSaloni), o mais longevo e prestigiado evento voltado ao ramo. Em paralelo ao iSaloni, também foi realizado o FuoriSaloni, com eventos por toda a cidade. Cinco pessoas representaram Venâncio Aires no evento: Fabiana Bergamaschi, da Venax; Marina Vogel Franck, da Mega Luz Luminárias; Tatiana Gullich e Giovani Büllow da House Empreendimentos, e a arquiteta Franceli Ferreira.

Conforme Tatiana, estar nas ruas de Milão e explorar a feira não é apenas uma oportunidade para visualizar móveis, mas também para buscar novas inspirações, composições, tendências e materiais. “As instalações artísticas, exposições interativas e eventos colaborativos oferecem uma visão mais profunda do design, inspirando a pensar de uma maneira mais ampla. Essa experiência vai além do visual, envolvendo todos nossos sentidos e estimulando nossa curiosidade e imaginação”, destaca a arquiteta da House.

Para a empresária e diretora da Venax, Fabiana Bergamaschi, que esteve pelo segundo ano consecutivo na feira, principalmente para prestigiar o EuroCucina, a maior feira de cozinhas do mundo, esta é uma oportunidade de pesquisar e perceber o que é tendência e quais as principais inovações do mercado.

Conforme Marina Vogel Franck, da Mega Luz Luminárias, o que mais lhe chamou a atenção na feira foi o uso inteligente de materiais de alta qualidade, gerando texturas, acabamento, inovação e fluidez. “Vi a forte presença de materiais como inox nos mobiliários, vidro e porcelanato customizado para revestir as mais diversas superfícies”, destaca.

Tendências

Ao explorar o evento, Tatiana diz ter sida atraída pelo design orgânico dos ambientes, além da presença de texturas, que adicionava uma dimensão tátil a cada peça, com as texturas não se limitando apenas aos tecidos, se estendendo a materiais como vidro e a outros itens do mobiliário e decoração.

Ela ainda destaca como tendências o minimalismo, mobilidade e flexibilidade do mobiliário, variedade de opções de personalização para atender as necessidades individuais dos clientes, desde escolha de materiais e acabamentos, até a configuração do layout.

Enquanto isso, Marina enfatiza que todos os espaços foram pensados de forma inteligente, eram reguláveis, adaptáveis e voltados para o conforto do consumidor. Na iluminação, o grande ponto de destaque foi o uso do vidro nas luminárias, em formas arredondadas, trazendo fluidez para o ambiente. “Essa suavidade de materiais está presente desde as formas até o toque, em tecidos, mobiliário curvo, cores tendência como verde e terracota”, completa.

Fabiana Bergamaschi observa que a inteligência artificial, inclusive em eletrodomésticos, está em constante crescimento. Segundo ela, fogões, fornos elétricos e outros produtos semelhantes utilizarão cada vez mais a tecnologia.

Aprendizado

Para a proprietária da Mega Luz Luminárias, Marina Vogel Franck, o maior aprendizado é o olhar voltado ao usuário. “Essa é uma oportunidade riquíssima de engrandecimento dos negócios locais para a comunidade, trazendo soluções eficazes e inovadoras, proporcionando destaque para a região.”

A opinião é compartilhada por Fabiana, que destaca a importância de pesquisas internacionais para o entendimento da realidade do mercado. Conforme a diretora da Venax, são cerca de 7 mil profissionais do Brasil visitaram a feira. “A cidade respira o evento, que movimenta tudo relacionado a design, moda, arte e arquitetura”, frisa.

“Encontramos histórias, ideias e conexões que alimentam nossa paixão pelo design e nos impulsionam a criar um futuro mais vibrante e inspirador.”

TATIANA GULLICH

Arquiteta da House EMPREENDIMENTOS

Saiba mais

• O Salão do Móvel de Milão e o FuoriSaloni compõem o Milan Design Week (MDW), a semana do design. Os eventos são compostos por exposições, festas, workshops, apresentações, intervenções, instalações, lançamentos, palestras, festas e outros eventos das marcas participantes do Fuori, em museus e galerias, espaços públicos e locais de interesse sócio-histórico.

• O grupo venâncio-airense (com exceção de Fabiana) visitou a feira através do Hub Vínculos, um hub de empresas da construção civil voltado para profissionais do ramo da arquitetura e design, que inclui nove empresas. Essa viagem marcou o fim do primeiro ciclo anual do Hub, o qual premia arquitetos de destaque em diversas categorias, hoje há mais de 250 profissionais cadastrados.



Leonardo Pereira

Leonardo Pereira

Natural de Vila Mariante, no interior de Venâncio Aires, jornalista formado na Universidade de Santa Cruz do Sul e repórter do jornal Folha do Mate desde 2022.

Clique Aqui para ver o autor

Oferecido por Taboola

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /bitnami/wordpress/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido