Foto: Kethlin Meurer / Folha do MateVacinação contra a gripe se inicia em Venâncio na segunda-feira e as doses de vacinas já foram encaminhadas aos postos de saúde
Vacinação contra a gripe se inicia em Venâncio na segunda-feira e as doses de vacinas já foram encaminhadas aos postos de saúde

Os casos de gripe A têm preocupado a todos. Apenas no Rio Grande do Sul, até esta sexta-feira, 18 pessoas morreram devido à gripe. Venâncio Aires também está em estado de alerta, pois existem três casos suspeitos.

As coletas foram feitas há duas semanas. Em meio aos casos, duas pessoas são do interior, uma com 36 e outra com 52 anos. O outro caso é da região central de Venâncio e a pessoa tem 39 anos. Nenhuma delas está em algum grupo de risco e o resultado dos exames deve vir daqui uma semana. Enquanto isso, na região, alguns casos já foram confirmados. No presídio Estadual de Lajeado, dois casos de gripe A já foram confirmados nesta semana. Em Santa Cruz do Sul, o primeiro caso teve confirmação na sexta-feira, 15.

A SUSPEITADe acordo com a médica infectologista Sandra Inês Knudsen, o que primeiro é analisado no paciente é o quadro clínico que ele apresenta. “Tem alguns sintomas que ele descreve que vai fazer a gente pensar em um quadro de gripe, entre eles o da gripe A, a mais preocupante”, comenta.

Ela explica que a gripe, causada pelo vírus influenza, é mais grave se comparada a um resfriado. O paciente com gripe sofre uma mudança brusca na temperatura, apresenta calafrios, muita dor no corpo, fraqueza, dor de garganta e tosse. O quadro clínico mencionado, segundo Sandra, nesta época do ano, cria uma suspeita de gripe, mas não é possível saber na consulta clínica se é gripe A ou outro tipo.

A partir do momento que existe a suspeita de gripe, os profissionais avaliam se é um caso grave, ou seja, se o paciente de fato está muito mal e precisa ser internado no hospital. Em situações como esta, é solicitado um exame, para ver se é gripe A ou que tipo de gripe se trata. O exame é feito através da coleta de secreção do nariz que é realizada pelo hospital.

EXAME A médica infectologista explica que o exame de suspeita de gripe A apenas é feito em pacientes com quadros graves e que apresentam a Síndrome Respiratória Grave (Srag). As pessoas que não apresentam quadros graves, já iniciam o tratamento logo quando existe a suspeita de gripe. Este é feito com o remédio Tamiflu, que é contra todos os tipos de gripe.

Ela ressalta que não se espera o resultado do exame para que o tratamento seja definido. O resultado é para que se tenha conhecimento a respeito do que ocorre no município: “Precisamos saber se o vírus está circulando aqui e qual é o vírus que está circulando.” Deste modo, o tratamento do paciente não é prejudicado se ainda não veio o resultado do exame.

Sandra explica que o exame é complexo, pois trata-se de uma pesquisa do vírus. Além disso, não é qualquer laboratório que o faz. No caso de Venâncio, os exames vão para Porto Alegre e a demora depende do número de exames que a capital gaúcha necessita fazer.

Conforme a profissional, a medicação, como o Tamiflu, apenas funciona bem se for iniciada nos primeiros dois dias após o surgimento dos sintomas. Além disso, a vacina contra a gripe demora cerca de duas semanas para fazer efeito.

CAMPANHA DE VACINAçãOA campanha de vacinação se inicia na próxima segunda-feira e se estende até o dia 20 de maio em toda a rede pública de saúde. A vacina que será disponibilizada é a trivalente, com três vírus, nos quais um deles é o H1N1.

No sábado, dia 30 de abril, a Secretaria de Saúde agenda o dia D e os postos da cidade ficarão abertos das 8h às 16h30min, sem fechar ao meio-dia. No interior, o atendimento será das 8h às 12h, exceto o posto de Saúde de Vila Mariante que ficará aberto das 8h às 16h30min.

 Confira a seguir quantas pessoas precisam ser vacinadas em Venâncio em cada grupo de risco:

Crianças de seis meses a dois anos: 1.224Crianças de dois a quatro anos: 2.097Trabalhadores de saúde: 1.234Gestantes: 612Puérperas (até 45 dias após o parto): 101Idosos acima de 60 anos: 9.509Comorbidades: 8.136Privados de liberdade e funcionários do presídio: 531

 HORáRIOS

Nos postos da cidade, o horário de vacinação contra a gripe é das 7h30min às 11h e das 13h às 16h30min. Nos postos do interior, o atendimento é o mesmo pela parte da manhã. Contudo, à tarde, ele se inicia às 13h e termina às 16h.Confira a seguir em que dias ocorre a vacinação nos postos do interior:

Posto de saúde de Mariante: no turno da manhã e tarde, nos dias 28, 30, 2, 3, 5, 6, 10 e 11.Posto de saúde de Palanque: em todos os dias da campanha, mas apenas na parte da tarde. Posto de saúde de Santa Emília: terças, quartas e sextas-feiras durante a manhã e tarde.Posto de saúde de Vila Teresinha: segundas, quartas e sextas-feiras, nos turnos da manhã e da tarde.Posto de saúde de Estância Nova: nas terças, quintas e sextas-feiras, o dia inteiro. * No dia 27 de abril, a partir das 13h30min, a equipe de profissionais do Centro de Atendimento de Doenças Infecciosas (Cadi) fará vacinas contra a gripe em idosos no Clube Sete de Setembro.