A partir deste ano, a população venâncio-airense não terá feriado no dia 11 de maio. Faltando 12 dias para o feriado de aniversário de Venâncio Aires, 13, dos 15 vereadores aprovaram nesta noite, projeto de lei alterando o feriado para 25 de julho, dia do Colono e Motorista. Os votos contrários foram dos vereadores Celso Krämer (PTB) e José Ademar Melchior (PMDB). A mesma proposição exclui o ponto facultativo do período da tarde, na quinta-feira que antecede a Sexta-Feira Santa.
Da plateia, mais de 100 pessoas, entre comerciantes, trabalhadores, representantes de sindicatos e da Caciva, acompanharam a votação. Reivindicação da Câmara da Indústria, Comércio e Serviços de Venâncio Aires, a mudança vem atender, sobretudo, os comerciantes, que nos últimos anos, se viam prejudicados com o feriado de 11 de maio, pois a data coincide com às vésperas do Dia das Mães, considerada a segunda data mais importante para o comércio. Posição que não foi defendida pelo Sindicato dos Comerciários e por aqueles que queriam que a data símbolo do município fosse mantida.
No entanto, a tendência se confirmou e a mudança foi aprovada. Quatro votos haviam sido abertos ainda durante audiência pública realizada na última quinta-feira, 25, para debater o assunto.
A surpresa da votação ficou por conta dos votos contrários dos vereadores de oposição. Krämer, que embora seja colono, defendeu a manutenção do 11 de maio como a principal data histórica de Venâncio Aires. Para o petebista deveria ter sido realizado um plebiscito para ter a opinião de toda a população. “A partir de hoje esta data corre o risco de ser esquecida. O 11 de maio vai ser diferente em 2014”, lamentou. Citou ainda a Festa Nacional do Chimarrão, que a cada edição são agendadas em torno do 11 de maio. “Nosso colono precisa muita coisa, antes desta homenagem.”
Para Melchior o 25 de julho foi uma data ‘achada’ para justificar a mudança. Embora defenda a importância do colono para a economia do município, ressaltou que não é a favor de “simplesmente rasgar a identidade do município por um motivo arrecadatório.”
Com a decisão, a população não terá mais feriado no próximo 11 de maio. Por outro lado, anualmente passa a ser feriado no dia 25 de julho, a exemplo de Santa Cruz do Sul e Mato Leitão, que também dedicam esta data para homenagear colonos e motoristas.