A partir do ano que vem, uma semana de atividades e ações vão reforçar a luta pela prevenção do câncer, em Venâncio Aires. Na segunda-feira, 6, foi aprovado, por unanimidade, o projeto de lei da vereadora Helena da Rosa (PMDB), que cria a Semana Municipal de Prevenção ao Câncer, a ser organizada anualmente, no mês de abril. A semana compreenderá o dia 8 de abril, quando é lembrado o dia Mundial de Prevenção ao Câncer.
Conforme o projeto, caberá as secretarias municipais de Saúde, Educação e Desenvolvimento Social, promoverem ações diversificadas em todo o município, engajando entidades como a Liga Feminina de Combate ao Câncer, entre outras que assistem pacientes e familiares de pessoas portadoras da doença. “Queremos disseminar ações de conscientização para a importância da prevenção da doença. Assim, unindo setores públicos, profissionais da saúde entidades assistenciais, mobilizando e motivando a participação da toda a comunidade em ações preventivas”, justifica a vereadora.
Uma das intenções do projeto é divulgar o trabalho da Liga Feminina de Combate ao Câncer, que oferece atendimento para centenas de pacientes com câncer no município, inclusive homens e crianças. “A gente sabe como é doloroso ter um doente em casa e não ter condições de ofertar ajuda. Ea Liga não apenas ajuda no tratamento, mas vem sendo uma companheira de forma extraordinária”, destaca.
Vereadora Cleiva Heck (PDT) disse que o projeto vem se somar ao trabalho da Liga, buscando novas parcerias, envolvendo secretarias, escolas e entidades. Vilson Gauer (PT), que é médico, disse que ainda muitas pessoas não querem fazer exames com medo de constatar uma doença. “Quanto mais precoce diagnosticado, melhor”, disse. Vereador Hélio Artus (PDT), que também é médico e atende no posto de saúde central, constatou que nos últimos anos aumentou o número de pessoas que buscam fazer a mamografia. “As pessoas estão cada vez mais conscientes”, acredita.