Depois de confirmar um leilão de bens inservíveis, a Administração de Venâncio Aires prepara mais um processo de venda. Mas, diferente do leilão, a outra etapa ficará apenas para 2019. Nesse caso, trata-se da alienação de imóveis e que deve ser feita em duas partes.
A primeira incluirá os lotes que foram disponibilizados em agosto. Conforme o Setor de Licitações da Prefeitura, como na época apenas um foi vendido, os demais serão colocados à venda novamente. São seis terrenos no total, a maioria localizada no bairro Aviação. Segundo a secretária de Administração, Loreti Scheibler, há possibilidade de o processo ocorrer em janeiro. “Nesse caso já temos autorização do Legislativo, apenas precisamos reabrir o processo.”
Já a segunda parte da alienação abrangerá as escolas municipais desativadas e esse processo tende a ser um pouco mais demorado. “Precisamos da definição da Secretaria de Educação sobre quais serão as escolas. Depois isso precisa ser avaliado por uma comissão interna e só então é formulado o projeto de lei para ser encaminhado à Câmara”, explica Loreti. Com a toda a burocracia, isso deve ficar para março do ano que vem.

ESCOLASEm matéria publicada em setembro, a Folha do Mate divulgou que pelo menos 14 desses prédios de escolas municipais desativadas seriam colocados à venda. Algumas estão abandonadas há mais de 20 anos e, segundo a secretária de Educação, Joice Battisti Gassen, as 14 escolas, até então, não tinham interessados para cedência de uso.
No entanto, com o anúncio da venda dos locais, alguns moradores procuraram a Administração. Foi o caso de pessoas próximas à escola Maria Quitéria, de Linha Cipó, que formalizaram um documento pedindo a cedência de uso para a comunidade. “No caso da Gabriela Mistral também já fomos contatados, mas nada formal até agora”, revela Joice. Esta escola fica na localidade de 25 de Julho, em Vila Santa Emília, e foi desativada no fim de 2017.
Anunciado na última semana, é provável que o leilão de bens inservíveis também fique para 2019. De acordo com informações do Setor de Licitações, ainda é preciso confirmar o nome do leiloeiro, o qual será sorteado dia 7 de dezembro. Definido nome e data de disponibilidade para realizar o leilão, ocorre a publicação do edital pelo prazo de 15 dias.