Sérgio Frey sempre foi agricultor. Plantou soja, cultivou milho e apostou na produção de leite, sempre aliado ao plantio do tabaco. Foi de 2011 para cá, entretanto, que descobriu o que ele considera a alternativa mais viável para a propriedade de 8 hectares, localizada em Linha Cecília: a produção de ovos, frutas e hortaliças. “Estamos apenas começando, mas, pela primeira vez, consigo ver uma claridade no fim do túnel. Uma possibilidade, se os filhos quiserem seguir esse caminho”, afirma.

Foto: Juliana Bencke / Folha do MateSérgio e os filhos Fernanda e Carlos Henrique atuam no cultivo e na venda dos produtos AvesFrey e Sabor da Colônia
Sérgio e os filhos Fernanda e Carlos Henrique atuam no cultivo e na venda dos produtos AvesFrey e Sabor da Colônia

Com produção diária de 80 dúzias de ovos e 3 hectares destinados ao plantio de alimentos sem agrotóxicos, a família Frey comercializa os produtos diretamente ao consumidor. São duas feiras por semana, no bairro Morsch, aos sábados pela manhã, e no Centro, nos fundos da Prefeitura, nas manhãs de quarta-feira, além da entrega de kits com alimentos.

Entre as estratégias do negócio está a oferta de produtos de agricultores vizinhos, para garantir a variedade nas feiras. “Tudo o que encontramos de diferente, tentamos plantar. Isso é diversificar”, considera Frey, que atua junto à esposa Lovane e aos filhos Fernanda e Carlos Henrique.

Outras ações, viabilizadas com o aperfeiçoamento técnico da família, também buscam reduzir custos e agregar valor aos produtos. Entre elas, estão desde a produção própria de ração até a vacinação das aves e a utilização das sobras de hortaliças na propriedade. “Aos poucos, vai se formando um sistema autossustentável. Hoje, já conseguimos plantar todo o milho utilizado.”