Sérgio Frey sempre foi agricultor. Plantou soja, cultivou milho e apostou na produção de leite, sempre aliado ao plantio do tabaco. Foi de 2011 para cá, entretanto, que descobriu o que ele considera a alternativa mais viável para a propriedade de 8 hectares, localizada em Linha Cecília: a produção de ovos, frutas e hortaliças. “Estamos apenas começando, mas, pela primeira vez, consigo ver uma claridade no fim do túnel. Uma possibilidade, se os filhos quiserem seguir esse caminho”, afirma.
Com produção diária de 80 dúzias de ovos e 3 hectares destinados ao plantio de alimentos sem agrotóxicos, a família Frey comercializa os produtos diretamente ao consumidor. São duas feiras por semana, no bairro Morsch, aos sábados pela manhã, e no Centro, nos fundos da Prefeitura, nas manhãs de quarta-feira, além da entrega de kits com alimentos.
Entre as estratégias do negócio está a oferta de produtos de agricultores vizinhos, para garantir a variedade nas feiras. “Tudo o que encontramos de diferente, tentamos plantar. Isso é diversificar”, considera Frey, que atua junto à esposa Lovane e aos filhos Fernanda e Carlos Henrique.
Outras ações, viabilizadas com o aperfeiçoamento técnico da família, também buscam reduzir custos e agregar valor aos produtos. Entre elas, estão desde a produção própria de ração até a vacinação das aves e a utilização das sobras de hortaliças na propriedade. “Aos poucos, vai se formando um sistema autossustentável. Hoje, já conseguimos plantar todo o milho utilizado.”