A notícia de que o Ministério do Trabalho e Emprego iriam alterar a data de pagamento do abono salarial (PIS/PASEP) aos trabalhadores, repassando os depósitos para o próximo ano, motivaram moção de apelo do vereador Gerson Ruppenthal (PDT). Segundo ele, o ministro Manoel Dias (PDT) precisa ser sensível aos anseios dos trabalhadores, garantindo os repasses de forma integral neste ano.
“A classe política mais uma vez prejudica os trabalhadores. Gostaria que esta decisão fosse revista, para garantir um direito aos contribuintes. Com essa medida se deixa de circular muito recurso no nosso comércio. Faz falta para o trabalhador, para o comerciante e para toda a população”, argumenta.
O pedido do vereador foi aprovado pelos demais parlamentares e será encaminhado ao ministério. A medida anunciada ainda em junho busca garantir economia aos cofres públicos federais. Em vez do cronograma tradicional de pagamento, de julho a outubro, o abono será pago em 12 meses, de julho deste ano até junho de 2016. Do total de R$ 19,1 bilhões previstos, R$ 10,1 bilhões serão desembolsados neste ano.