Pouco mais de um mês depois de assumir a presidência do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) de Venâncio Aires, o vereador Renato Gollmann anunciou que vai renunciar ao comando da sigla. A manifestação ocorreu já no fim da sessão da Câmara desta segunda-feira, 25, no período das comunicações pessoais. “Vou tocar o meu trabalho como vereador. Não quero me estressar”, declarou.
O parlamentar era vice-presidente da legenda e foi conduzido ao cargo máximo quando o ex-vice-prefeito Celso Krämer renunciou à função e passou a articular sua ida ao Podemos, que tem como presidente da comissão provisória o seu filho, Diego Krämer. Ao anunciar que vai deixar o cargo, Gollmann não disse que está se despedindo do partido, no entanto citou que tem buscado emendas parlamentares com o senador Lasier Martins (Podemos) e o deputado federal Maurício Dziedricki, que também deve se transferir para o Podemos e tem estreitos laços com Celso Krämer.
À reportagem da Folha do Mate, Gollmann disse que nunca teve ambição de ser presidente de partido e que seu propósito sempre foi de desenvolver um trabalho como vereador, com foco nas demandas da comunidade. “Presidir um partido não é fácil, e neste momento tenho que parabenizar o ex-presidente Celso Krämer, que pegou o PTB com 300 filiados e fez com que chegasse a quase mil”, afirmou, acrescentando que a legenda chegou à vice-prefeitura e elegeu cinco vereadores.
O vereador destacou que assumiu a função porque era o segundo na hierarquia da legenda e argumentou que não tem sido fácil comandar a sigla. “É uma tarefa muito árdua. São divergências de ideias, são cinco vereadores eleitos, que divergem nos pensamentos, então achei melhor, para não criar problemas, deixar que o partido convoque novas eleições”, argumentou. Ele concluiu que a preferência foi por evitar desgastes: “Prefiro cuidar do meu mandato parlamentar do que ter que me preocupar com cinco vereadores e cerca de 800 filiados. Quero fazer política de resultados”.
O que foi votado na sessão
Ofício número 426, do Executivo: pedido de votação de projeto em regime de urgência do Projeto de Lei número 135, do Executivo. Aprovado por unanimidade.
Projeto de Lei número 135, do Executivo: autoriza o Município a adquiri imóvel. Aprovado por unanimidade.
Projeto de Lei Complementar número 024, do Executivo: insere os arts. 271 A e 271 B na Lei nº 3.072, de 31 de dezembro de 2002, que dispõe sobre o Regime Jurídico dos Servidores Públicos do Município. Pedido de vista do vereador Elígio Weschenfelder, o Muchila (PSB).
Projeto de Lei Complementar número 025, do Executivo: altera o Anexo III A a que se refere o art. 149 da Lei Complementar nº 128, de 6 de abril de 2018, que reformula o Plano Diretor e as diretrizes e proposições para o desenvolvimento do Município de Venâncio Aires, instituído pela Lei Complementar nº 076, de 16 de dezembro de 2014. Aprovado por unanimidade.
Projeto de Lei número 041, do Legislativo, do vereador Tiago Quintana (PDT): altera o § 3º do art. 11 da Lei nº 5.626-CM/2014 e passa a denominar de rua Osvaldo Aranha o trecho da avenida Flávio Menna Barreto Mattos, entre as ruas Getúlio Vargas e Pedro Grünhauser. Aprovado por unanimidade.
Projeto de Lei número 042, do Legislativo, da Mesa Diretora: inclui o art. 4º A à Lei Municipal nº 5625, de 24 de dezembro de 2014, que consolida as leis que dispõem sobre o servidor público integrante dos quadros de cargos do Poder Legislativo do Município de Venâncio Aires. Pedido de vista do vereador André Kaufmann (PTB).
Projeto de Lei número 043, do Legislativo, da vereadora Janete Brandão (PSD): institui o Dia da Cultura Germânica em Venâncio Aires. Aprovado por unanimidade.
Moção de Apelo número 162, dos vereadores Sandra Wagner e Elígio Weschenfelder, o Muchila, ambos do PSB: endereçada ao presidente da República, Jair Bolsonaro; ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco; ao presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira; e ao presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, Gabriel Souza, manifesta contrariedade à aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 188/19, que no artigo 115 prevê a extinção de municípios com menos de cinco mil habitantes que não comprovem sustentabilidade financeira. Aprovada por unanimidade.
Moção de Apelo número 163, do vereador Clécio Espíndola, o Galo (PTB): encaminhada ao governador do Estado, Eduardo Leite, e ao vice-governador e secretário de Segurança Pública, Ranolfo Vieira Júnior, pede o aproveitamento no Curso de Técnico em Segurança Pública (CTSP 2021 – CBM/RS), que visa a convocação dos soldados para cargo de 2º sargento do Corpo de Bombeiros do Estado. Aprovada por maioria. Benildo Soares (Republicanos) foi o único voto contrário.
Moção de Aplauso número 164, do vereador Benildo Soares (Republicanos): enviada a Arthur Muryllo da Costa Antunes, por ser aprovado para participar da etapa de vídeo da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, e à Escola de Balé Pontinha dos Pés, por ser sua grande incentivadora e apoiadora nesta grande conquista. Aprovada por unanimidade.
Requerimento número 086, do vereador Ricardo Landim (PSL): solicita homenagem ao Movimento dos Afrodescendentes de Venâncio Aires – ONG Alphorria, pela passagem dos 10 anos de atuação em Venâncio Aires. Aprovado por unanimidade.
Requerimento número 087, do vereador Gerson Ruppenthal (PDT): requer homenagem à Marcenaria Eduardo José Parkert, pelos seus 50 anos de atividades na Capital Nacional do Chimarrão. Aprovado por unanimidade.
Requerimento número 088, assinado por todos os vereadores: solicita homenagem a Daiara Stein, pela conquista de segundo lugar no concurso Miss América Latina Del Mundo. Aprovado por unanimidade.